Clayton Ramos

Jornalista com 30 anos de carreira e apresentador do Tá Na Hora SC


Clayton Ramos Compartilhar
Fraude

Moradora de Florianópolis recebia Bolsa Família como se estivesse em situação de rua

O benefício foi cancelado

• Atualizado

Por

Moradora de Jurerê Internacional recebia Bolsa Família como se estivesse em situação de rua l Foto: Governo Federal
Moradora de Jurerê Internacional recebia Bolsa Família como se estivesse em situação de rua l Foto: Governo Federal

A Secretaria de Assistência Social de Florianópolis confirmou que uma moradora de Jurerê Internacional, bairro nobre da capital, estava recebendo indevidamente o benefício do Bolsa Família após se declarar como pessoa em situação de rua no Cadastro Único (CadÚnico). A irregularidade foi descoberta após uma visita técnica da equipe da prefeitura, que imediatamente cancelou o cadastro da beneficiária.

Segundo a Secretaria, este caso é apenas um entre os milhares que estão sendo analisados. Atualmente, a capital catarinense possui cerca de 3.700 cadastros de pessoas em situação de rua (PSRs). Desses, aproximadamente 2 mil estão sob investigação da Prefeitura, que busca identificar possíveis fraudes, cadastros desatualizados ou pessoas que não residem mais no município.

De acordo com a nota oficial da Prefeitura de Florianópolis, o CadÚnico, ferramenta utilizada para a concessão de benefícios sociais, não é um instrumento preciso para mensurar a população em situação de rua, por ser baseado em autodeclaração e voltado à seleção para programas sociais.

“O município está complementando o levantamento quantitativo e qualitativo com outras fontes de dados, como os registros realizados através do aplicativo Acolher e os números de atendimentos registrados nos serviços voltados à essa população”, informou a gestão municipal.

A administração destaca ainda que é necessário verificar periodicamente a real situação dos beneficiários, e que essas ações já vêm sendo feitas internamente. “Como parte do esforço de fiscalização, um mutirão para atualização cadastral das pessoas em situação de rua será realizado ainda neste mês, com o objetivo de corrigir distorções e impedir novos casos de irregularidades como o registrado em Jurerê Internacional”, disse a pasta.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.