Material de ambulância é descartado ao lado de emergência no Hospital Regional
Em alguns itens, é possível ver manchas de sangue
• Atualizado
Um vídeo enviado para a nossa reportagem mostra um cenário preocupante. Vários materiais são descartados de forma irregular ao lado do setor de emergência do Hospital Regional Dr. Homero de Miranda Gomes (HRSJ), em São José, na Grande Florianópolis. A denúncia foi feita na tarde desta sexta-feira (31).
Nas imagens é possível ver o material usado em atendimento de ambulâncias jogado no chão, e o pior, sem nenhuma proteção. É possível ver também manchas de sangue em alguns dos itens. Dentre eles, vários coletes cervicais.
A coluna entrou em contato com a direção do HRSJ, que por meio de nota disse que: “Esses materiais são utilizados para imobilização de pacientes pelas ambulâncias. Após a utilização eles são recolhidos pelos serviços de emergência (SAMU, Corpo de Bombeiros e Autopista. Não se trata de lixo hospitalar.”
Material de ambulância é descartado ao lado de emergência; veja
🏥 DESCASO | Material de ambulância é descartado ao lado de emergência no Hospital Regional
— Portal SCC10 (@portal_scc10) January 31, 2025
📷 Cedido ao SCC10 pic.twitter.com/GhIHkTCEEi
A Superintendência de Urgência e Emergência (SUE), da Secretaria de Estado da Saúde, se posicionou sobre o caso. Confira:
Nota
A Superintendência de Urgência e Emergência (SUE), da Secretaria de Estado da Saúde, esclarece que a Grande Florianópolis dispõe de 21 Unidades de Suporte Básico (USB) e quatro Unidades de Suporte Avançado (USA), sendo que os materiais mencionados são provenientes do atendimento a vítimas de trauma, e que já foi solicitado à Central de Regulação de Urgências que oriente as unidades a procederem com o recolhimento desses itens.
Além disso, ao tomar conhecimento do acúmulo e da necessidade de remoção dos materiais, a SUE, após diálogo com a direção do hospital, informa que instalará, na próxima segunda-feira, um contentor em local adequado para facilitar o armazenamento temporário, auxiliando os municípios até que seja realizado o recolhimento e a destinação correta.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO