Possível liderança do Comando Vermelho do Pará morre após confronto em SC
Segundo informações, ele atuava no Comando Vermelho do Pará
• Atualizado
Um homem, natural do estado do Pará, e que estava foragido da justiça, foi encontrado e morto no bairro Aririú, em Palhoça, na Grande Florianópolis. O criminoso é uma possível liderança do Comando Vermelho.
Leia Mais
Na manhã desta sexta-feira (15), foi descoberto o paradeiro do criminoso. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) se deslocou até o local, onde foi recebido com tiros pelo bandido. A polícia revidou, atingindo o criminoso, que veio a óbito.
De acordo com informações o criminoso seria responsável por ordenar ataques a agentes de segurança pública do Pará, além de promover roubos com reféns. O criminoso tinha ainda passagens pela polícia pelo crime de homicídio. As passagens policiais não são de Santa Catarina.
Uma pistola calibre 40 com treze munições foi apreendida com o homem. Nenhum policial ficou ferido na ação.
A Polícia Científica foi acionada para os procedimentos com o corpo do criminoso.
O que é o Comando Vermelho?
O Comando Vermelho é uma das maiores e mais antigas organizações criminosas do Brasil. Ele foi criado em 1979 no presídio de Ilha Grande, no Rio de Janeiro. Inicialmente, como um movimento de presos comuns e políticos que buscavam melhorias nas condições carcerárias. Com o tempo, após a transferência dos presos políticos, o foco da organização se voltou para atividades ilícitas, principalmente o tráfico de drogas.
Atualmente, o Comando Vermelho exerce influência significativa no Rio de Janeiro. A facção também atua em pelo menos 13 estados e no Distrito Federal. O Comando Vermelho mantém disputas com outras organizações criminosas, como o Primeiro Comando da Capital (PCC).
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO