Alunas são assaltadas dentro do campus da UFSC em Florianópolis
Vítimas relataram que não havia guardas nas guaritas no momento do crime
• Atualizado

Duas estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram assaltadas dentro do campus da Trindade, em Florianópolis, na noite de quarta-feira (8), por volta das 21h15. As jovens, identificadas como Bruna Plinski e Júlia Rodrigues de Souza, ambas alunas do curso de Economia, foram abordadas por dois homens em uma motocicleta enquanto retornavam para casa.
Segundo relato das vítimas, os suspeitos anunciaram o assalto em um trecho escuro próximo à saída do bairro Carvoeira, uma área já conhecida por estudantes pela falta de iluminação e histórico de insegurança. Bruna contou que, ao tentar fugir, foi derrubada por um dos criminosos. Ela sofreu ferimentos nos joelhos, braços e mãos após cair no chão.
“Eu fiquei com medo de ser mais do que um assalto, assim, uma tentativa de estupro. Saí correndo para o outro lado, gritando socorro, e aí um deles desceu da moto e foi correndo atrás de mim. Ele me alcançou, me deu uma rasteira e, quando eu caí no chão, me ameaçou com a arma”, relatou Bruna.
A estudante contou que o assaltante levou sua bolsa, onde estavam o celular e documentos pessoais. Júlia, que estava com ela no momento da abordagem, conseguiu fugir para o outro lado, mas relatou que, ao procurar ajuda, não encontrou vigilantes nas guaritas próximas.
A estudante conseguiu pedir socorro no Centro Social da Cerveja (CSC), onde funcionários acionaram a Polícia Militar.
UFSC emite nota
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informou que está colaborando com as autoridades para esclarecer a ocorrência policial envolvendo duas estudantes da instituição, registrada na noite de quarta-feira (8), nas proximidades do Centro Socioeconômico (CSE), no campus Trindade.
Assim que foi informada do fato, a Secretaria de Segurança Institucional (SSI) acionou a Polícia Militar e iniciou a análise das imagens do sistema de videomonitoramento para auxiliar na identificação dos autores. Uma das vítimas procurou a Segurança da UFSC, registrou boletim de ocorrência e forneceu informações já encaminhadas à Polícia Civil, responsável pela investigação.
A Administração Central reafirmou a cooperação com as forças de segurança pública, manifestou solidariedade às estudantes e destacou que elas foram acolhidas pelo Gabinete da Reitoria, com encaminhamento para acompanhamento psicológico e acadêmico.
A UFSC também informou que tem adotado medidas para reforçar a proteção no campus, incluindo ampliação de rondas com motocicletas, expansão da vigilância eletrônica e melhorias na iluminação em áreas de grande circulação.
“A Administração Central reafirma seu compromisso de seguir dialogando com a comunidade universitária e com as autoridades competentes, para que o campus da UFSC continue sendo um espaço de convivência, estudo e trabalho pautado pela segurança, pelo respeito e pela vida”, diz a nota.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO