Cinthia Massa

Arquiteta e design de interiores com formação na UNISUL, UFV em Madrid e Istituto Marangoni em Milão, sócia-proprietária do Studio PB3 de Arquitetura e Interiores. Tendências, dicas e curiosidades dentro do mundo da arquitetura.


Cinthia Massa Compartilhar
confira

Saiba quais tipos de iluminação valorizam ambientes do lar

Veja alguns tipos de iluminação para você se inspirar

• Atualizado

Por

Imagem: Projeto Autoral
Imagem: Projeto Autoral

O objetivo de um projeto luminotécnico é distribuir de forma pensada onde cada ponto precisa de iluminação, seja ela para iluminar de modo homogêneo o ambiente ou iluminar como decoração. Às vezes, ficamos limitados em imaginar que a iluminação só serve para clarear o ambiente, mas podemos trazer a iluminação ao nosso favor, deixando aconchegante e agradável.

Na arquitetura, sempre buscamos a iluminação natural como principal, mas nem sempre isso é possível, então com a adequação correta, podemos ter essa função com a iluminação artificial, basta colocar no lugar certo e de maneira correta. Aqui, vou demonstrar alguns tipos de iluminação para você se inspirar.

LUZ DIFUSA 

A luz difusa é a luz comum, que tem o objetivo principal de iluminar o ambiente. Geralmente, em um quarto por exemplo, temos um ponto central e outros pontos para iluminar na hora de abrir o armário. Ela pode ser como um trilho, spot, pendente… Tudo depende do projeto e como ela foi pensada. Neste projeto abaixo, foi colocado um trilho como iluminação principal e spot ao redor do quarto para não deixar nenhuma sombra sob o ambiente.

Imagem: Projeto Autoral

LUZ INDIRETA

Essa iluminação o nome mesmo já diz, ela não fica aparente, é algo mais sutil e aconchegante. Basicamente, a função dela é refletir em algo, pode ser uma parede ou um objetivo. Aqui, eu coloquei uma iluminação indireta percorrendo todo o quarto, o teto é rebaixado com gesso e colocado perfis de led na sanca para iluminar de forma indireta a parede. Vai dizer que não fica interessante?

Imagem: Projeto Autoral

LUZ DIRETA

A aplicação da luz direta é direcionada a algo ou tem uma função específica. Como exemplo, eu trouxe esse quarto, no espelho eu coloquei um perfil de led embutido para iluminar de forma ampla o rosto quando for se maquiar. Fica demais né?

Imagem: Projeto Autoral

LUZ DE ORIENTAÇÃO

A iluminação de orientação funciona para orientar. Um corredor muito comprido que precisa direcionar a pessoa para algum lugar, iluminação com setas para demonstrar uma saída de emergência ou até mesmo de forma decorativa com balizadores na parede. Nem sempre precisamos deixar essa função chata, podemos ser criativos e trazer isso ao nosso favor. Neste exemplo, temos uma cozinha com perfis de led orientando o sentido e temos um perfil de led dividindo dois ambientes, da sala de jantar com a sala de estar, setorizando melhor as funções.

Imagem: Projeto Autoral

LUZ DECORATIVA

Essa luz é xodôzinha do escritório, eu amo usar e abusar dela. Traz autenticidade para o projeto e pode ser usado em diversas formas, a imaginação é livre.Aqui eu trouxe um lavabo cheio de personalidade, um projeto bem P&B do jeitinho que eu amo, dando um destaque para a profundidade que a iluminação atrás do espelho traz. Só eu amei isso?

Imagem: Projeto Autoral

De forma geral, você pode ser criativo com a iluminação, não precisa apenas se limitar a funcionalidade do dia a dia, traga a iluminação a seu favor! Para mais dicas, me segue no instagram, lá eu posto coisas do dia a dia e como deixar a sua casa ainda mais bonita.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.