Roteiro de passeios arquitetônicos para um final de semana no RJ
A cidade é maravilhosa e merece toda a fama e carinho que recebe
• Atualizado
O escritório que tenho sociedade tem filial no Rio de Janeiro, no início do mês visitei a cidade a trabalho, e surgiu a ideia de uma coluna sobre pontos turísticos arquitetônicos que visitamos em um final de semana, que vão além dos clássicos Pão de Açúcar e Cristo, a cidade é maravilhosa e merece toda a fama e carinho que recebe, ela também é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade por sua paisagem.
Café da manhã no Forte Copacabana ou Parque Lage
Com visuais incríveis, as duas opções são ótimas para brunch, se o dia estiver bom, minha preferência vai para o forte, enquanto aguarda uma mesa, é legal conhecer o Museu Histórico do Exército e a exposição que esteja acontecendo.
Brunch no Forte Copacabana
Brunch no Parque Lage
Parque Lage
Museu de Arte Contemporânea de Niterói MAC
Inaugurado em 1996, oferece ao visitante uma vista panorâmica de 360 graus para a Baía de Guanabara, esse patrimônio nacional foi projetado por ninguém menos que Oscar Niemeyer, e além da exposição, vale a visita pela sua imponência.
Praça Mauá e Museu do Amanhã
Projeto do espanhol Santiago Calatrava, o museu fica na zona portuária, foi inaugurado em 2015 e conta com exposições sobre artes e ciências, minha dica é ir final da tarde para ver o pôr do sol e conhecer também o Museu de Arte do Rio, que também na praça, é formado por duas construções de estilos heterogêneos que dividem a mesma cobertura, a visitação no mirante no último pavimento é gratuita.
Museu do Amanhã
Praça Mauá
Museu de Arte do Rio
Mirante do Museu de Arte do Rio
CCBB
Já falamos sobre ele aqui mas vale a visita, além de exposições itinerantes, conta com o Museu do Dinheiro e do Banco do Brasil, um passeio super interessante e cheio de história e curiosidades, tem entrada gratuita.
CCBB
Museu do Dinheiro
Museu do BB
Real Gabinete Português de Literatura
Também no centro do Rio, os detalhes e a conservação são impressionantes, parece cenário de filme, a arquitetura neomanuelino que representa a forte influência portuguesa, inaugurada em 1887. A dica aqui é não ir em um dia muito quente por não ter sistema de ventilação.
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Outro ponto no centro, foi inaugurado em 1909, possui uma águia de 350kg com 8 mil folhas de ouro no topo, tem sua arquitetura inspirada na Ópera de Paris, e seu projeto é uma fusão de Francisco de Oliveira Passos e do francês Albert Guilbert, que ficaram empatados em um concurso. Possui visitas guiadas, então é legal se programar para conhecer.
Confeitaria Colombo
Para finalizar os passeios pelo centro, a confeitaria é uma visita ao passado, como uma novela de época. Foi fundada em 1894 pelos imigrantes portugueses Joaquim Borges de Meireles e Manuel José Lebrão, com enormes espelhos e cristaleiras.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO