Projetos minimalistas: entenda como funciona o estilo que já é tendência
Estilo traz o conceito em que se pode viver com menos, mas que ainda sim tendo personalidade
• Atualizado
Cada vez mais o caos do dia a dia está sendo minimizado pela tranquilidade de estar em casa. Sentir-se livre da correria é algo que estamos refletindo na nossa casa e encontrando paz e conforto. O minimalismo foi aderido na década de 80, através de movimentos artísticos e culturais, sofrendo influência da cultura japonesa.
Este estilo traz o conceito em que se pode viver com menos, mas que ainda sim tendo personalidade. Ambientes mais claros, com pouca mobília e decoração, itens de design mais simples e com materiais mais neutros, como madeira e concreto fazem parte do conceito. O minimalismo pode ser atribuído a vários campos da arquitetura, assim como descritos abaixo.
Residências minimalistas
A tendência é simplificar! Com um conceito mais leve, o projeto de uma casa vem com o intuito de janelas maiores, com mais passagem de luz natural; materiais com cores mais cruas, tanto na parte externa quanto no interior; linhas mais retas e alongadas; e área de convivência com cobertura em grandes vãos.
De forma geral, o minimalismo partilha cores mais claras, mas vemos o uso de cores escuras mas sempre com um equilíbrio com as janelas, o que traz claridade ao projeto. Podemos perceber também que ele destaca somente o necessário, dando a importância aos elementos principais, sua forma.
Decoração
Menos é mais! Como diz o arquiteto Mies Van Der Rohe, conhecido pela sua essência do minimalismo, o simples se torna o novo luxo. Cada vez mais as peças de design estão sendo atribuídas a formas mais simples mas com grande relevância através de materiais de grande qualidade.
As cores predominantes na decoração, acabam seguindo as mesmas cores do ambiente inserido, como por exemplo a referência abaixo. A decoração acompanha as cores da porta de madeira e os vasos em concreto, seguem as cores da parede no tom mais acinzentado.
Móveis minimalistas
Com linhas retas e o mínimo de detalhe aparente, os móveis minimalistas têm ganhado espaço no meio da arquitetura. São itens de extrema elegância e bom gosto. Suas tonalidades ficam no preto, bege, branco e cinza, podendo ter uma textura ou não, como cimento queimado, madeira ou palhinha.
Temos também, móveis feitos a partir do próprio concreto, fazendo com que a impressão seja se destacar da parede, podendo ser usado como um banco ou até mesmo como um rack.
O minimalismo veio para agregar o conforto com o bom gosto. Não é somente um tipo de projeto, mas sim um estilo de vida, onde as pessoas podem desacelerar quando chegar em casa com a sensação de calma. Após a pandemia, muita coisa foi ressignificada, e as casas sofreram alterações de acordo com o estilo de vida.
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO