Cinthia Massa

Arquiteta e design de interiores com formação na UNISUL, UFV em Madrid e Istituto Marangoni em Milão, sócia-proprietária do Studio PB3 de Arquitetura e Interiores. Tendências, dicas e curiosidades dentro do mundo da arquitetura.


Cinthia Massa Compartilhar
cinthia massa

Plantas tóxicas para animais de estimação 

Você pode ter uma plantinha venenosa em casa sem saber

• Atualizado

Por

Imagem: Reprodução/Pinterest
Imagem: Reprodução/Pinterest

Em casa ou apartamento, já comentamos os benefícios de ter vegetação, seja no quintal, em vasos ou hortinhas, e nada como juntar natureza e Pet. Mas antes de ter um animal de estimação, é importante preparar o ambiente para ele, e alguns cuidados são importantes, como por exemplo o piso adequado para não prejudicar suas articulações, esconder objetos perfurantes que poderiam ser engolidos, telas de proteção principalmente para quem tem gatos, e no caso da vegetação, ficar por dentro de quais plantinhas podem ser tóxicas para eles. Normalmente, filhotes de até oito meses que são mais curiosos e estão na fase de erupção dentária que querem cheirar e comer tudo, mas pode acontecer com os mais velhos devido ao estresse, para distração ou interesse pelo cheiro, textura e sabor da planta. 

Apesar dos maiores riscos nas plantas tóxicas aparecerem quando ingeridas, algumas com apenas o contato pode causar algum malefício. Os sintomas vão de irritação até diarreia, náusea, e complicações mais seria como convulsões, sangramentos e problemas cardíacos. Nessa hora é muito importante recorrer ao veterinário, ainda que não apresente sintoma imediato, já que algumas reações podem demorar até dias para aparecer, melhor exagerar no cuidado que aguardar o pior. 

Ainda assim é possível cultivar essas plantas, mantendo em locais de difícil acesso a eles, também um cuidado especial ao passear em quais podem estar tendo contato. Para prevenir acidentes, listamos as plantas tóxicas mais comuns: 

Lírio

Flor de vários tamanhos e cores, é bem utilizada na decoração, todas suas espécies são tóxicas, e a ingestão pelo pet pode causar irritação nos olhos, coceira, dificuldade de engolir e problemas respiratórios.

Imagem: Reprodução/Pinterest

Copo de leite

Flor também muito utilizada para decoração pelo seu formato diferente, sua seiva provoca inflamações na garganta e boca, asfixia, dificuldade para engolir, cólica e náuseas. Se em contato com os olhos também causa inflamação e edema.

Imagem: Reprodução/Pinterest

Espada de São Jorge

Também utilizada como decoração ou no jardim de casa, tem substâncias tóxicas que levam a dificuldade de movimentação e respiração, iniciando por salivação intensa.

Imagem: Reprodução/Pinterest

Comigo ninguém pode

Como a Espada de São Jorge, muito utilizada para energizar e trazer proteção, em contato com a boca dos pets pode causar irritação e edema, chegando a travar as cordas vocais. Ingerida causa cólica, náuseas, vômitos e convulsão, já em contato com os olhos, edema e lacrimejamento.

Imagem: Reprodução/Pinterest

Azaléa

Comum de encontrar nas ruas pelo seu fácil cultivo e beleza, tem uma substância em seu néctar que causa alterações cardíacas, salivação intensa, tremores, vômito e diarréia, nos casos mais graves convulsão e coma.

Imagem: Reprodução/Pinterest

Costela de Adão 

Planta que está na moda no quesito decoração, e apesar de frutos comestíveis, suas grandes folhas quando ingeridas podem causar irritação, edema, asfixia, vômito e náuseas.

Imagem: Reprodução/Pinterest

Samambaia 

Muito comum na região sul, mesmo ficando em locais altos, pode ser um perigo para gatos, mesmo seca, todas suas folhas são tóxicas. Seus sintomas são febre, diarréia com sangue e hemorragia, fazendo o animal perder sangue rapidamente.

Imagem: Reprodução/Pinterest

Violeta

Comum em decoração e para presentear pelo seu custo e tamanho, tem cheiro suave mas seu caule e sementes tem ativos tóxicos, podem causar gastrite severa, com queda na circulação e respiração, além de vômitos e diarreia.

Imagem: Reprodução/Pinterest

Tulipa 

Muito populares pelas suas lindas flores, tem diversas cores, mas seu bulbo é tóxico causando vômito, diarréia e gastrite.

Imagem: Reprodução/Pinterest

Dama da noite

É uma planta invasiva, e sua flor tem aroma que atraem abelhas e passarinhos, seus frutos imaturos e folhas tem toxinas, causando agitação psicomotora, distúrbios comportamentais, vômito e até alucinações.

Imagem: Reprodução/Pinterest

Além dessa listagem, existem mais alguns exemplos como Antúrio, Coroa de Cristo, Hera, Bico de Papagaio, Tomate verde, Hibisco, Avenca, Jibóia, Arruda, entre outras. Então para garantir a segurança sempre pesquisar antes de cultivar em casa e prestar atenção em passeios e jardins. 

Por outro lado, encontram-se plantas que não causam danos e são aconselhadas, principalmente a grama comum ou de trigo, folhas de alpiste ou de milho de pipoca, ótimas opções se seu pet gosta de mordiscar uma plantinha, auxiliam  no trato intestinal, são desintoxicante, crescem rápido e são fáceis de cuidar.

Outras opções que não tem malefício são o manjericão, dente de leão, urtiga, peperomia, clorófito, alecrim, orquídea, entre outras.

Para mais conteúdos como esses acesse nosso Instagram.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.