Metaverso: já pensou entrar na sua futura casa antes mesmo dela estar pronta?
Na arquitetura, como em todas profissões, estar atualizado em relação a tecnologia é de extrema importância.
• Atualizado
Nos últimos tempos certamente você já deve ter escutado ou visto o termo Metaverso em algum lugar. Todos os olhares tecnológicos estão para esse universo, desde buscas na internet, programas de televisão até palestras internacionais. A expressão na prática se define como “onde o mundo real e virtual convergem”, sendo uma extensão da realidade física, onde virtualmente podemos interagir, fazer compras, conhecer lugares, ir a shows, museus. As possibilidades são ilimitadas com um avatar no ambiente digital a partir da realidade virtual. Se você assistiu o filme Jogador Nº 1 sabe do que estou falando.
A economia está cada vez mais ligada a essa tecnologia, e o universo on-line também está se reinventando, com novos jogos, programas e opções dentro do metaverso, com marcas de roupa lançando coleções e vendendo peças exclusivas virtuais. A pandemia acelerou o e-commerce e a cultura de trabalho e interações cibernéticas entraram junto nessa ascensão.
>>>> Veja seis tipos de cabeceira para encantar sua casa
Metaverso: Espaço nos mínimos detalhes
Na arquitetura, como em todas profissões, estar atualizado em relação a tecnologia é de extrema importância. Se pensarmos em algumas décadas atrás, tudo era feito no papel, mas hoje podemos desenvolver, apresentar e executar projetos sem usar um lápis sequer. Os programas de modelagem e renderização são nossos maiores parceiros no desenvolvimento e na apresentação de projetos, facilitando o entendimento do cliente nas simulações em como será seu novo espaço nos mínimos detalhes.
A arquitetura como já citada em colunas anteriores, vem contextualizando a nossa história e diferentes culturas ao longo dos séculos. E agora, além de construções no mundo físico, os também arquitetos podem, e imagino que vão, contribuir para essa nova realidade, como responsáveis pela criação e construção de cenários no mundos virtuais, como casas, cidades, espaços corporativos e shoppings, utilizados e compartilhados pelos futuros usuários da plataforma, compreendendo o contexto necessário para suprir as necessidades que estão e estarão surgindo, de acordo com a diversidade do público e do contexto, que como no mundo real, precisam de estudos de uso e necessidade. É incrível poder imaginar as possibilidades infinitas dessa nova tecnologia, onde não existem barreiras construtivas, uma imersão em arquiteturas reais, que pode nos levar a um passeio em locais turísticos, como um local realmente construído, exclusivamente virtuais.
No escritório, o metatarso veio como aliado junto a apresentações de projetos, como descrito no vídeo abaixo, nós desenvolvemos o projeto em um render 360 graus, que colocado no óculos de realidade virtual, traz para os nossos clientes uma imersão no seu futuro espaço, muito melhor para entender e perceber o ambiente com seus detalhes e proporções, entendemos como é difícil ler e compreender plantas e arquivos técnicos, então a tecnologia vem como um diferencial.
Para ser sincera, desde que adquirimos o óculos, foi um longo processo de aprendizado e tentativas para conseguirmos essa imersão nos projetos, por ser uma novidade. Não existem muitas plataformas, suporte ou referências, mas cada dia estamos aprimorando, e tenho certeza que é uma experiência inovadora, e que cada vez fará mais parte do nosso dia a dia. Para ver o conteúdo sobre o metaverso no Instagram do escritório, clique aqui.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO