Cinthia Massa

Arquiteta e design de interiores com formação na UNISUL, UFV em Madrid e Istituto Marangoni em Milão, sócia-proprietária do Studio PB3 de Arquitetura e Interiores. Tendências, dicas e curiosidades dentro do mundo da arquitetura.


Cinthia Massa Compartilhar
Lar doce lar

Iluminação: 5 estilos para deixar a sua casa mais aconchegante

Dicas e estilos para deixar a sua casa do jeito que você gosta

• Atualizado

Por

Imagem: Projeto Autoral
Imagem: Projeto Autoral

A iluminação é uma das etapas mais importantes do projeto, sempre temos que alinhar com o cliente qual é o real desejo e necessidade dele. Temos algumas formas de atribuir a iluminação no projeto, responsável em facilitar no dia a dia e valorizar itens de decoração ou peças importantes de design destacando-o.

Alguns tipos de iluminação definem seu uso e para o que serve, mas podemos deixar a iluminação do dia a dia mais atrativa e menos sem graça do que só apenas uma luz branca central no ambiente, nós arquitetos temos pânico disso. Nossa função é mostrar caminhos mais criativos e que trazem aconchego.

Pendente

Muitos já viram pendentes em cima da mesa de jantar ou um grande pendente na escada, mas podemos brincar com os usos de diferentes formas e tamanhos tendo uma característica mais cool e despojada.

Imagem: Projeto Autoral

Perfil de led

Ah o perfil de led, o queridinho de toda prateleira em uma estante, mas pouco se sabe, que o perfil de led também pode ser usado no teto em diferentes formas. Um simples jogo de luz pode trazer total a diferença no projeto. Você sabia, que podemos iluminar o rodapé com perfil de led? Veja esse projeto de cozinha, onde iluminamos o rodapé e deu elegância. 

Imagem: Projeto Autoral

Plafon

Como iluminação central e para lugares que precisam enxergar melhor, usamos o plafon. Hoje em dia aqui no escritório, temos usado mais perfis de led como iluminação central, por sua dinâmica e por iluminar bem, mas o plafon é muito útil para cozinhas, por poder ver melhor o que está cozinhando.

Imagem: Reprodução/Pinterest

Arandela

Temos a iluminação arandela, podendo servir como apoio do lado da cama e ser uma luminária para leitura e também como item de decoração, trazendo um charme ao local. A arandela tem sido uma aliada nos projetos, onde uma parede sem graça e sem nada pode se transformar com iluminação e uns quadrinhos. Temos dois tipos de arandelas, uma que a sua fiação é interna e precisa ser ligada no interruptor e a arandela, para quem não quer fazer obra, plugar direto na tomada.

Imagem: Projeto Autoral

Balizadores

Os balizadores são usados geralmente para guiar um caminho, mas além disso, podemos transformar esse balizador em uma luz aconchegante. Por exemplo, quando acordamos de madrugada e vamos ao banheiro e não queremos acender aquela luz principal para não deixar o sono fugir, assim podemos usar o balizador, uma luz mais fraca, para justamente nos guiar até o banheiro.

Imagem: Projeto Autoral

E você sabia sobre essas diferentes formas de usar uma simples luminária? Viu que a iluminação é a alma do projeto? Um item tão básico pode modificar seu ambiente, seja ele mais confortável ou mais decorativo.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.