Cinthia Massa

Arquiteta e design de interiores com formação na UNISUL, UFV em Madrid e Istituto Marangoni em Milão, sócia-proprietária do Studio PB3 de Arquitetura e Interiores. Tendências, dicas e curiosidades dentro do mundo da arquitetura.


Cinthia Massa Compartilhar
Decoração

5 dicas de como escolher a roupa de cama ideal

Confira essas dicas que você precisa saber

• Atualizado

Por

Imagem: Reprodução/Pinterest
Imagem: Reprodução/Pinterest

Após um longo dia de trabalho, não há nada melhor do que chegar em casa, tomar um bom banho, ir para a cama assistir a um filme, aproveitar um momento a dois ou até mesmo uma boa noite de sono. Para isso, além de um espaço adequado, com móveis que traduzam essa sensação de aconchego, a escolha dos itens de certos para compor a cama também é essencial. Um colchão adequado, travesseiro bom e enxoval de boa qualidade fazem diferença para garantir esse resultado.

LISTA DE ITENS BÁSICOS DE ENXOVAL

  • Lençol de elástico: ou lençol de baixo, evita o contato da pele direto com o colchão. Seu elástico garante que o mesmo não saia do lugar ao longo da noite.
  • Lençol de cima: com a cama “feita” traz elegância e organização ao ambiente. E durante a noite proporciona conforto, até mesmo em dias de temperaturas mais amenas.
  • Fronha: assim como o lençol de elástico, protege a nossa pele do contato direto com o travesseiro, além de aumentar a durabilidade do mesmo. Fronhas de cetim ou com fibra de bamboo na composição, auxiliam na redução do frizz nos cabelos, sendo mais um benefício desse item quando escolhido da forma ideal.
  • Edredom: tem função similar ao lençol de cima, com o diferencial de ser ideal para temperaturas mais frias, por serem mais grossos e pesados. Também traz elegância como um item decorativo, quando dobrado aos pés de uma cama bem-arrumada.
Imagem: Reprodução/Pinterest

Agora que já sabemos a definição básica de cada um dos itens que compõem uma cama, vou apresentar algumas dicas importantes que vão ajudar vocês na hora de escolher essas peças para o seu ambiente.

1. MACIEZ E QUALIDADE

Se o objetivo principal é ter um enxoval macio, é preciso se atentar a quantidade de fios. Quanto maior for a quantidade de fios, o toque do tecido será mais suave, macio e confortável. A partir de 400 fios é possível encontrar ótimas opções no mercado. Além de conforto é certeza de maior durabilidade das peças.

2. TECIDOS

Aqueles mais naturais e mais nobres, e com uma quantidade de fios adequada, serão mais macios, porém, com certeza mais caros. 

O algodão aparece como a escolha mais tradicional, por ser um material natural, durável e de boa qualidade. Com conforto térmico e custo inferior ao algodão, temos disponível a microfibra, que é um tecido sintético, leve e resistente.

Composto por 50% algodão e 50% poliester, o percal é um material que faz peças macias e duráveis, com um toque mais fresco proporcionado pela presença algodão na sua composição.

Os Jogos de cama de seda ou cetim, antigamente eram os mais caros e desejados. Porém não é muito indicado para os mais encalorados, devido ao seu toque.

Imagem: Reprodução/Pinterest

3. TAMANHO DAS PEÇAS

Atenção redobrada, principalmente aos lençóis de elástico, colchões possuem alturas diferentes. Tradicionalmente a altura é de 18 cm, mas pode chegar a 40 cm de altura dependendo do modelo do colchão. Fique atento as especificações do seu!

Os tamanhos padrões de colchão são:

  • Solteiro – 0,88 x 1,88m
  • Viúva – 1,28 x 1,88m
  • Casal – 1,38 x 1,88m
  • Queen Size – 1,58 x 1,98m
  • King Size – 1,93 x 2,03m
Imagem: Reprodução/Pinterest

4. CORES E ESTAMPAS

Para manter a harmonia visual do espaço, que também contribui para um ambiente aconchegante é necessário considerar as cores do mesmo, para assim definir as cores que o enxoval de roupa de cama pode apresentar.

Seguindo uma lógica bem simples, para ambientes mais coloridos, o ideal seria apostar em roupas de cama com tons mais neutros, para equilibrar. E o inverso acontece para ambientes mais sóbrios, se objetivo é trazer cor, os itens do enxoval podem ser a mudança que este espaço precisa. Porém, cores neutras também se encaixam perfeitamente nesse caso. No fim, tudo vai depender do seu gosto pessoal e o que faz mais sentido para a sua vida.

Imagem: Reprodução/Pinterest

5. LAVAR AS PEÇAS ANTES DE USAR

Por último e não menos importante, uma boa roupa de cama precisa ser lavada antes do primeiro uso. O cheiro e o conforto proporcionados pelas peças higienizadas, são muito mais agradáveis.

Escolher a roupa de cama certa pode parecer complicado, mas com essas dicas, compartilhadas por aqui, garanto que essa tarefa, super necessária, será divertida e mais simples do que você esperava.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.