Cibelly Fávero

Jornalista, apresentadora e editora-chefe do SCC News. Desde 2011 está à frente dos principais jornais do estado na TV.


Cibelly Favero Compartilhar
Cibelly Favero

Tchau, poupança! O que o recorde de saques nos indica?

A retirada supera em R$ 46 bilhões o valor depositado no mesmo período

• Atualizado

Por

Imagem ilustrativa | Foto: Pexels / Banco de Imagens
Imagem ilustrativa | Foto: Pexels / Banco de Imagens

É minha gente! Não está fácil para ninguém! Que maravilha se os saques da poupança tivessem relação com novas escolhas por investimentos melhores, mais rentáveis.

Mas a verdade é que tem muita gente “comendo a cola” ou “vendendo o almoço para pagar a janta”.

O peso da inflação chega ao bolso de todos, mas é sufocante para os que tem menos renda. Então, se existia algum dinheirinho na poupança, para não se endividar, muitas famílias raparam o caixa. E é para isso que existe a reserva: evitar dívidas.

Recorde de saques

Até o dia 14 de abril, a retirada chegou a R$ 46,29 bilhões, segundo os dados do Banco Central. E olha isso, acima dos depósitos feitos na poupança – um recorde. E a primeira quinzena de abril também é o terceiro mês consecutivo com esse destaque negativo, ou seja, mais saques do que aplicações.

Tchau, poupança! Oi, reserva!

Mais feliz foi o saque de quem optou por uma aplicação mais rentável e aí sim abandonou com gosto a poupança. E existem muitas boas opções em renda fixa, aquelas mais conservadoras, que rendem bem mais que a poupança. Até as contas digitais fazem esse papel hoje!

Remando com força!

Só que a realidade não é tão colorida assim. Tá é difícil segurar as altas, recebendo as mesmas rendas.
E independente do caso, a lição que fica não é nenhum segredo: faça a sua reserva de emergência! Se não sobra dinheiro, faça renda extra! Mas foca em juntar dinheiro, mesmo que pouco! E guarda ele em uma aplicação ou conta digital que faça o dinheiro render mais que a inflação.

Sabe por quê? Nós não vamos ter um alívio na economia tão cedo! E sempre vai ser melhor você estar preparado! Não vai dar pra esperar a maré se acalmar, você vai ter que aprender a remar diferente!!

A próxima onda forte já chega no início do mês com a reunião do Copom, que deve aumentar mais uma vez a Selic, nossa taxa de juros. Seguraa!

Gostou do conteúdo? Você pode sugerir assuntos! Me chama lá no Instagram @CibellyFavero! Vou adorar receber a tua mensagem! E eu te vejo no SCC News, de segunda a sexta, na tela do SBT – depois da novela. até lá!

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.