Cibelly Fávero

Jornalista, apresentadora e editora-chefe do SCC News. Desde 2011 está à frente dos principais jornais do estado na TV.


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Como comunicar aumento de preço? Veja 3 boas práticas para não errar

Entenda a importância de manter a transparência com os clientes, mesmo diante de reajustes

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Foto: Freepik.
Foto: Freepik.

Não adianta tentar empurrar um reajuste goela abaixo. Se você tem um pequeno ou grande negócio, a comunicação clara com o cliente sempre vai ser o melhor caminho.

Mesmo que causem desconforto aos clientes, os aumentos de preço são atitudes inevitáveis para qualquer empresa.

No SCC News de hoje usamos o exemplo do aumento no preço do pão de trigo. Os donos de padaria já sabem que o trigo vai ficar mais caro. É que as chuvas afetaram a agricultura e prejudicaram até mesmo a próxima safra – que deve ser menor.

Com oferta menor, maior é o preço. E é claro que o aumento do custo é repassado ao consumidor. Nada mais justo do que deixá-lo a par:

  1. Comunique o aumento de preço com antecedência
    O primeiro passo é avisar os clientes com antecedência. Se for o caso da padaria, o aviso pode ser uma plaquinha no caixa. Essa comunicação simples vai preparar o cliente e deixar claro que a empresa “joga limpo”.
  2. Justifique o aumento de preço
    Todos estamos sujeitos aos aumentos, inflação… então, você pode ser transparente com cliente também.
    Justifique de maneira honesta e simples a razão do aumento. No caso do pão, a razão é o reajuste no preço do trigo.
  3. Reforce os benefícios que a sua empresa oferece
    O cliente valoriza o bom atendimento, muitas vezes mais do que o preço em si. Então, de forma confiante, reforce os benefícios que a sua empresa oferece. E deixe claro que o aumento servirá para que sua empresa consiga manter a qualidade do trabalho. Lembrando que o tamanho do reajuste deve ser adequado. Se o preço subir muito, você vai enfrentar uma maior resistência e pode até perder clientes.

Lembre-se:
Apesar de ninguém querer pagar mais caro, a transparência aumenta a confiança do consumidor com a empresa. É muito ruim descobrir um aumento no susto, sem tempo de assimilar ou se preparar para pagar mais. Então, aposte no diálogo e na transparência para fortalecer a relação da sua empresa com os clientes. E boas vendas!

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