Cibelly Fávero

Jornalista, apresentadora e editora-chefe do SCC News. Desde 2011 está à frente dos principais jornais do estado na TV.


Cibelly Favero Compartilhar
Cibelly Fávero

Carnês e cartão de crédito puxam alta da inadimplência das famílias

Contas em atraso alcançam 29,6% dos lares em agosto

• Atualizado

Por

 Foto: Michal Jarmoluk por Pixabay
Foto: Michal Jarmoluk por Pixabay

Ah o carnê! Na hora da compra, a atendente oferece uma condição melhor de pagamento se a compra for no crédito da loja! E, geralmente, o juro é menor do que o do cartão de crédito. Até aí tudo bem!

O problema é que, para quem não controla os gastos na risca, esse limite a mais, pode ser o empurrão para a inadimplência. O carnê da loja somado ao boleto do cartão de crédito e outras prestações pode condenar o orçamento mensal de uma família.

Busca por mais crédito

E essa busca por crédito alternativo e mais barato tem sido maior por quem tem renda menor – e que está com dificuldades de dar conta de todos estes boletos. É o que aponta o relatório divulgado pela CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. A pesquisa apontou que, em agosto, a inadimplência alcançou 29,6% do total de famílias no país. Esse é, simplesmente, o recorde! Preocupante, não é?

E a situação é ainda mais complicada para 10,8% destas famílias que afirmaram não ter condições de pagar as contas já atrasadas, ou seja, vão continuar na inadimplência.

Alta do endividamento também foi registrada

A pesquisa mostrou que quando se trata de dívidas a vencer, o percentual chega a 79% das famílias. E esse comprometimento da renda ocorre, principalmente, para quem tem menor renda! E é no carnê de loja, no cartão de crédito, no cheque especial, no empréstimo e nas prestações de carro e de casa que estão esses boletos futuros.

Nem toda dívida é ruim

Vale reforçar que endividamento pode ser positivo quando é planejado e cumprido. Quando você precisa ampliar seu negócio para faturar mais ou quando parcela algo que precisava comprar – com preço bom e sem juros – por exemplo.

Mas o que a pesquisa mostra é que as famílias estão com dificuldades para pagar em dia esses boletos – o que pode fazer o endividamento virar inadimplência rapidinho.

Gostou do conteúdo? Tem sugestões? Me conta lá meu Instagram @cibellyfavero ! E eu te espero às 19h20 no SCC News!

>> SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.