Antes que o ano termine: sete conselhos do homem mais rico da Babilônia
Se era um chacoalhão que te faltava, aí vai!
• Atualizado
Minha última leitura do ano está terminando. O livro escolhido é o “Homem mais rico da Babilônia”, do George Clason. Apesar das boas indicações, ele foi ficando para o fim da lista. E agora no fim do ano, para minha surpresa, o livro é tão rico quanto um tesouro da antiga Babilônia.
É que a sabedoria do livro, escrito em 1920, é tão atual e de uma simplicidade que chega a parecer óbvia. Isso o torna ainda mais profundo e encantador.
Por isso, achei legal dividir com você os sete conselhos para tornar um simples trabalhador assalariado em um homem próspero. Presta atenção nessas dicas do livro! São como o ouro, se você realmente aplica-las:
1: Comece a fazer seu dinheiro crescer
O primeiro passo é guardar 10% de tudo o que você receber. Com o tempo, não será esforço poupar. Lembre-se de pagar-se primeiro!
2: Controle seus gastos
Podem ter muitos “desejos” disfarçados de “despesas necessárias” no seu orçamento. Seja consciente e faça os cortes para que o seu orçamento seja compatível com seus gastos (incluindo os 10% que você deve reservar antes de pagar as contas).
3: Multiplique seus rendimentos
Depois de reservar, pelo menos, um décimo de tudo que você recebe, é preciso encontrar oportunidades de fazer o dinheiro crescer sozinho. Seja investindo ou empreendendo.
4: Proteja seu tesouro contra a perda
Destine seus recursos priorizando a segurança, seguindo conselhos de quem tem experiência no assunto. Não caia na conversa da ganância.
5: Faça do seu lar um investimento lucrativo
O autor fala que cada homem deveria ter o seu lar, seu pedaço de terra. Você não precisa do aluguel mais caro ou encarar um financiamento impagável só para impressionar os outros. Pode trabalhar para ter a sua casa, nas condições reais que você tem. Hoje em dia, uma opção também é investir em fundos imobiliários.
6: Assegure uma renda para o futuro
A existência de todo o homem vai da infância à velhice. Esse é o caminho da vida”. É preciso pensar e planejar o futuro. A renda que você tem hoje, não garante a renda da velhice. Trabalhe, agora, também para este momento.
7: Aumente sua capacidade para ganhar
A busca pelo conhecimento e capacitação não podem terminar. “Quanto mais conhecimento adquirimos, mais poderemos ganhar. O homem que busca aprender sempre mais sobre sua profissão será ricamente recompensado.”
Agora me conta, não parece óbvio? Mas é como o próprio autor diz: “A verdade é sempre simples”. Basta que a gente aplique!
Escrevi os conselhos com as minhas palavras e de maneira resumida. Porque a intenção é dividir com você. Quem sabe te inspira a fazer as mudanças necessárias para viver melhor?!
Mas o livro é mais denso e cheio de outros insights legais! Vale a pena a leitura!
Se gostou do conteúdo, me conta lá no Instagram! É @cibellyfavero! Vou ficar feliz em responder a tua mensagem!!
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO