Colunistas Compartilhar
Gustavo Siqueira

Chef Luiz Barros é retratado no documentário “Histórias da Gastronomia Catarina”

Uma carreira de muita dedicação e disciplina, que lhe proporcionou experiências únicas.

• Atualizado

Gustavo Siqueira

Por Gustavo Siqueira

Foto Divulgação
Foto Divulgação

Com uma trajetória de mais de 30 anos de experiência gastronômica pelo mundo, o chef Luiz Barros foi um dos convidados para falar de sua carreira no documentário Histórias da Gastronomia Catarina, que está sendo produzido pela Cosmon Filmes.

Luiz começou sua história na culinária com 14 anos, quando visitou o padrasto em Nova Iorque, que era o chef corporativo das Torres Gêmeas, um conglomerado da Hilton Internacional. No fim daquele mesmo ano foi passar as férias na Áustria e lá conheceu o chef Werner Mart, do Viena Hilton, que lhe apresentou a cozinha do hotel, a partir daí descobriu o universo gastronômico.

Carreira pelos mais renomados hotéis

Ao voltar ao Brasil, por intermédio do padrasto, conseguiu um estágio no São Paulo Hilton, na Avenida Ipiranga, na época um dos melhores hotéis da América do Sul, de lá para cá o chef passou pelos mais renomados hotéis como o Sheraton Moffarej, Maksoud Plaza, Reid’s Palace, Hilton Quito e Intercontinental Hotel Miami, e por as mais incríveis companhias de cruzeiros marítimos como Celebrity Cruises, Holland America, Silversea Cruises. Na Royal Dutch Shell trabalhou na Ásia/Pacífico cuidando de 38 navios da frota, ministrando treinamentos e realizando auditorias por mais de 5 anos. Luiz trabalhou com vários chefs conceituados como Ives Thuriès, Norman Van Aken, Henry Haller, Michel Roux entre outros.

Uma carreira de muita dedicação e disciplina, que lhe proporcionou experiências únicas, conheceu mais de 140 países, cerca de oito voltas ao mundo e muitas histórias fascinantes para contar, muitas delas estão num livro “Cruzeiros Marítimos como opção de carreira na área de hospitalidade”, de Ana Lúcia Rodrigues da Silva e no documentário, que recentemente foi lançado.

Depois mais de 30 anos viajando e trabalhando sempre no segmento de luxo da gastronomia, o chef escolheu Itajaí para montar o seu primeiro restaurante, o Praça Santo Antônio.

Sobre o documentário

O documentário será dividido em 10 episódios, sobre a trajetória e jornada das pessoas por trás da Gastronomia Catarina, na cidade de Itajaí, com o objetivo de contribuir com o fortalecimento e promoção da gastronomia local, como também inspirar a comunidade a valorizar e apoiar os seus pares. O projeto iniciou em agosto de 2020, e a cada mês um episódio é lançado, abrangendo as diversas áreas da gastronomia local, bem como o empreendedorismo. Os episódios serão exibidos no canal oficial do youtube “Histórias da Gastronomia Catarina” e no canal oficial do IGTV no Instagram do projeto.

Foto Divulgação

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.