Fabio Schardong

Jornalista com 32 anos de profissão. Comunicador na Rádio Chapecó desde 2005.


Colunistas Compartilhar
Fabio Schardong

Chape perde o jogo e a liderança

Após a derrota em Ponta Grossa (PR), por 2 a 0, Verdão não depende só de si para ser campeão na última rodada.

• Atualizado

Por

Operário Ferroviário e Associação Chapecoense de Futebol jogaram na tarde (17h) de segunda-feira (25) no Estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa (PR). Foi pela penúltima rodada da Série B 2020. O time catarinense, mesmo em caso de vitória, não poderia comemorar o título, uma vez que o América Mineiro ainda está na briga, apesar dos quatro empates consecutivos na competição.

Antes de rolar a bola as duas equipes prestaram homenagem pelas vítimas do acidente aéreo envolvendo o Palmas Futebol e Regatas. Na manhã de domingo (24), na queda da aeronave particular com seis pessoas a bordo, morreram os jogadores Lucas Praxedes, Guilherme Noé, Ranule e Marcus Molinari, além do qpresidente Lucas Meira e do piloto Wagner Machado.

Foto: Márcio Cunha /ACF/ Divulgação.

Primeiro tempo

Foto: Márcio Cunha /ACF/ Divulgação.

O jogo começou sem muita emoção. A Chape, por exemplo, só deu o ar da graça no ataque aos 14 minutos. A equipe da casa, já desfalcada, teve uma baixa aos 20 minutos, quando Alex Silva , que havia sentido o tornozelo pouco antes, deu lugar a Fábio Alemão. E no minuto seguinte, o recém entrado Alemão abriu o placar. Pela direita, em troca de passes com Ricardo Bueno, ele fez um a zero. 

Após o gol, o time paranaense era melhor em campo. Pela direta, quase sempre levava perigo. O primeiro tempo terminou sem conclusão em gol por parte do Verdão do Oeste. O goleiro Thiago Braga não trabalhou. 

Segundo tempo

O desempenho da Chapecoense foi tão inexpressivo que o Umberto Louzer fez duas alterações ainda no intervalo, o que não é comum. Deixaram o campo Denner e Ezequiel, entrando Roberto e Bruno Silva. O Operário é chamado de “Fantasma” e realmente estava assombrando o time catarinense. Aos três minutos Rafael Oller ampliou e tirou, naquele momento, a liderança. Empatados no saldo de gols, passava a valer o número de gols marcados e o América agora estava a frente da Chapecoense.

Entrou Perotti, entrou Lucas Tocantins, entrou Evandro e o time estava mais para um amontoado de jogadores do que outra coisa. A bola rolava pouco e o resultado persistia. Era mais no desespero do que na organização. O jogo terminou com a vitória do Operário por 2 a 0 e a vice-liderança da Chapecoense. O time de Umberto Louzer conseguiu a proeza de devolver a liderança para o técnico Lisca. 

Perda da liderança

Os critérios de desempate da Série B, pela ordem, são: número de vitórias, saldo de gols, gols marcados, confronto direto, cartões vermelhos, cartões amarelos e sorteio. América Mineiro e Chapecoense estão empatados com 70 pontos, 19 vitórias e saldo +19. A vantagem era da Chape, no saldo de gols, e passou a ser do América, no número de gols marcados: América 41 gols / Chapecoense 39 gols.

A matemática da rodada final

Se quiser chegar ao título, o time catarinense precisará fazer mais que o mineiro. Em caso de vitórias de ambos, a Chapecoense de vencer por um gol a mais. Perdeu uma chance de ouro de encaminhar o título, agora é correr atrás do prejuízo.

Última rodada com arbitragem Fifa

Toda a última (38ª) rodada da Série B será na sexta-feira (29) às 21h30. A Chapecoense recebe, na Arena Condá, o Confiança de Sergipe. O América também joga em casa, contra o Avaí. A partida de Chapecó terá arbitragem de Anderson Daronco, do Rio Grande do Sul, e em Belo Horizonte quem apita é Flavio Rodrigues de Souza, ambos detentores do escudo Fifa.

Ficha técnica 

Foto: Márcio Cunha /ACF/ Divulgação.

Operário: 1)Thiago Braga 2)Alex Silva (Fábio Alemão) 3)Rafael Bonfim 4)Ricardo Silva 6)Fabiano 5)Reniê 8)Leandro Vilela (Douglas Santos) 10)Marcelo 7)Thomaz (Alemão) 11)Rafael Oller (Maranhão) 9)Ricardo Bueno (Schumacher) Técnico – Rodolfo Mehl (Interino, pois Matheus Costa estava suspenso) 

Chapecoense: 1)João Ricardo 30) Ezequiel (Roberto) 3)Luiz Otávio 34)Derlan 28)Alan Ruschel (Lucas Tocantins) 29)Willian Oliveira 26)Anderson Leite 8)Denner (Bruno Silva) 2)Matheus Ribeiro 18)Aylon (Perotti) 9)Anslemo Ramon (Evandro) Técnico – Umberto Louzer

Arbitragem: Gilberto Rodrigues Castro Junior, auxiliado por Ricardo Bezerra Chianca e Bruno Cesar Chaves Vieira –Trio CBF/PE. Quarto Árbitro: Elvio Kertelt Legnani (CBF/PR) / Analista de Campo: Faustino Vicente Lopes (CBF/PR)

Cartões amarelos: Thomaz, Fabiano (Oper); Anselmo Ramon (Cha)

Estádio: Germano Kruger, em Ponta Grossa (Paraná)

Data: 25/01/2020 (Segunda-feira)

Horário: 17h Gols: Fábio Alemão (21’/1º tempo) e Rafael Oller (3º/2º tempo)

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.