Chapecoense é campeã da Série B
Foi uma noite eletrizante.
• Atualizado
A noite de sexta-feira (29) prometia ser eletrizante. Nela aconteceu a rodada decisiva da Série B, com Chapecoense e América Mineiro buscando o título. O Verdão precisava fazer mais que o time mineiro para comemorar a conquista. Os dois times chegaram empatados em pontos, vitórias e saldo de gols. A Chape torcia pelo Avaí, adversário do América. Na Arena Condá, do outro lado estava o Confiança de Sergipe.
E os jogos demoraram para começar. Os árbitros só deram o apito inicial quando houve a possibilidade de iniciar as duas partidas ao mesmo tempo, para ninguém se beneficiar. Isso só ocorreu às 21h35, com cinco minutos de atraso.
Primeiro tempo
A Associação Chapecoense foi pra cima desde o início, tanto que abriu o placar aos 4 minutos com Anselmo Ramon. Mike passou para Denner, que cruzou e achou o artilheiro. No mesmo tempo o Avaí teve pênalti, mas desperdiçou e logo após levou um gol. Agora era o América o campeão. Em Chapecó, Denner ainda acertou o travessão aos 7 minutos.
O ritmo baixou um pouco no jogo de cá. Enquanto isso, o América fazia o segundo em Belo Horizonte. A Chapecoense precisava fazer três de diferença. A missão era árdua. Sem falar que o time sergipano passou a assustar na reta final da primeira etapa. Noite nervosa na Série B. Enfim, o América foi para o intervalo com as mãos no troféu de campeão. Aqui, Chape 1×0 Confiança. Lá, América 2×0 Avaí.
Segundo tempo
A segunda etapa iniciou com o Confiança buscando o empate e a Chape mais recuada. Umberto Louzer não fez alterações no intervalo, mas fez a primeira modificação aos 7 minutos, colocando Foguinho no lugar de Aylon. O time catarinense estava desanimado dentro de campo e sofreu o empate aos 9 minutos. Reis marcou e deixou a partida em 1 a 1. Era clima de desilusão na Arena Condá.
O ânimo veio de fora, com o Avaí, que descontava aos 16’ em Minas Gerais. A equipe sergipana, aos 28’ quase virou e o Verdão sequer conclusão em gol tinha. Mas sabe aquela história do “quem não faz, leva”? Pois, é. Perotti colocou a Chape de novo a frente aos 35 minutos finais. Ramon cruzou e o prata da casa fez 2 a 1. O jogo começou e voltou a ser eletrizante nos minutos finais. Perotti até fez mais um, porém foi anulado por impedimento.
Anderson Daronco deu seis de acréscimos. Faltava um único gol. E ele veio de pênalti, marcado aos 48 minutos e convertido por Anselmo Ramon aos 51’. Em Minas Gerais terminou América 2×1 Avaí. E em Chapecó, com o 3 a 1 sobre o Confiança, a Chapecoense levantou o troféu e festejou o título do Brasileiro da Série B, o seu primeiro titulo nacional.
Vale lembrar
O goleiro João Ricardo jogou todas as 38 partidas da Série B. O título foi conquistado no dia em que fez 50 meses da tragédia de 2016.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO