Casan anuncia rodízio de abastecimento em Chapecó
Situação na barragem de captação é parecida com a de 2009.
• Atualizado
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) anunciou na noite deste domingo (1°) rodízio no abastecimento de água em Chapecó. O Lajeado São José, onde é captada a água para tratamento e posterior distribuição, está em situação crítica.
Não chove constantemente no local desde agosto de 2019. Devido ao baixíssimo nível, a Casan terá de reduzir o volume das operações. As manobras afetam, inicialmente, 12 bairros: Engenho Braun, Jardins, São Cristóvão, Boa Vista, Bom Pastor, São Pedro, Bela Vista, Líder, Vila Real, Esplanada, Monte Belo e Santa Maria. Esses bairros serão abastecidos durante a noite, com intermitência de 12 horas. Se o consumo não diminuir, a medida será estendida para outros bairros de Chapecó.
A Companhia pede que as pessoas economizem água, evitando lavar carros e calçadas, diminuindo o tempo no chuveiro, além de fechar a torneira ao lavar a louça ou escovar os dentes. Uma dica para lavar roupas é juntar ao máximo as peças, até encher a máquina para então ligar o equipamento. Uma única lavada de roupas pode consumir até 150 litros.
A situação na barragem de captação é tão crítica, ou mais, que a vivenciada em 2009. Naquela ocasião, caminhões percorriam os 22 quilômetros até o Goio-En para buscar água no rio Uruguai e despejar na área de captação. Isso já é feito, há algum tempo, pela agroindústria. É provável que seja feito também para consumo humano.
Segundo dados da Epagri, a média de chuvas em setembro foi a pior dos últimos 51 anos em Chapecó.
O município está em situação de emergência desde a semana passada. De acordo com a meteorologia, deve chover somente na próxima semana, e de forma bem esparsa. Novembro será um pouco melhor que outubro, mas nem tanto.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO