Fabio Schardong

Jornalista com 32 anos de profissão. Comunicador na Rádio Chapecó desde 2005.


Colunistas Compartilhar
Fabio Schardong

Bombeiros de Chapecó terão novo comandante

Hilton de Souza Zeferino deixou marcas importantes na passagem por Chapecó. Walter Parizotto assume o 6º Batalhão, após 19 anos em Xanxerê.

• Atualizado

Por

Foto: Mateus Frozza / Rádio Chapecó.
Foto: Mateus Frozza / Rádio Chapecó.

O Corpo de Bombeiros de Chapecó terá novo comandante a partir do dia 16 de dezembro. O tenente-coronel Hilton de Souza Zeferino passará a função para o tenente-coronel Walter Parizotto, que há 19 anos atua na vizinha Xanxerê. Parizotto vem a Chapecó e Zeferino vai para Florianópolis, onde irá atuar na área administrativa.

Conversei com Hilton durante a semana. Lembro que o tenente-coronel aqui chegou no dia 28 de novembro de 2016. Na sua primeira noite como comandante local, foi acordado durante a madrugada com a notícia da tragédia da Chapecoense. De lá para cá foram quatro anos.

Ele deixa marcas importantes na maior cidade do Oeste, como a construção do novo quartel do 6º Batalhão. Foram aplicados quase R$ 6 milhões para a edificação dos 3.500 m² da estrutura. Plantou também uma semente que começa a germinar: o Centro de Inovação em Resgate Veicular e Saúde.

Foto: Bombeiros / Divulgação.

Neste local serão simulados acidentes de trânsito para a formação e capacitação, não só de bombeiros, mas de todos os profissionais envolvidos em um atendimento. O complexo terá 12 salas, espaço similar a um hospital e áreas para simulação de ocorrências com veículos (pesados e leves), aeronaves e trens. Haverá um túnel para treinamento em situações de baixa visibilidade e fumaça, além de rodovias simuladas, pontes e vias urbanas.

O objetivo é proporcionar troca de experiências e pesquisas, com reflexos positivos diretos na saúde pública. Zeferino acredita que poderá ocorrer ainda a participação da indústria automobilística, para futuramente implementar dispositivos que salvem vidas ou pelo menos minimizem as sequelas decorrentes de um acidente.

Sem falar que Chapecó destaca-se nas competições de resgate veicular, dividindo a atenção com equipes de São Paulo em eventos nacionais e internacionais. O serviço prestado pelo 6º BBM é de excelência e tende a melhorar.

Foto: Bombeiros / Divulgação.

Parabéns a Hilton de Souza Zeferino e boas-vindas a Walter Parizotto. Que ambos façam trabalhos de expressão em suas novas funções. Assim, ganhamos todos nós.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.