Bombeiros de Chapecó terão novo comandante
Hilton de Souza Zeferino deixou marcas importantes na passagem por Chapecó. Walter Parizotto assume o 6º Batalhão, após 19 anos em Xanxerê.
• Atualizado
O Corpo de Bombeiros de Chapecó terá novo comandante a partir do dia 16 de dezembro. O tenente-coronel Hilton de Souza Zeferino passará a função para o tenente-coronel Walter Parizotto, que há 19 anos atua na vizinha Xanxerê. Parizotto vem a Chapecó e Zeferino vai para Florianópolis, onde irá atuar na área administrativa.
Conversei com Hilton durante a semana. Lembro que o tenente-coronel aqui chegou no dia 28 de novembro de 2016. Na sua primeira noite como comandante local, foi acordado durante a madrugada com a notícia da tragédia da Chapecoense. De lá para cá foram quatro anos.
Ele deixa marcas importantes na maior cidade do Oeste, como a construção do novo quartel do 6º Batalhão. Foram aplicados quase R$ 6 milhões para a edificação dos 3.500 m² da estrutura. Plantou também uma semente que começa a germinar: o Centro de Inovação em Resgate Veicular e Saúde.
Neste local serão simulados acidentes de trânsito para a formação e capacitação, não só de bombeiros, mas de todos os profissionais envolvidos em um atendimento. O complexo terá 12 salas, espaço similar a um hospital e áreas para simulação de ocorrências com veículos (pesados e leves), aeronaves e trens. Haverá um túnel para treinamento em situações de baixa visibilidade e fumaça, além de rodovias simuladas, pontes e vias urbanas.
O objetivo é proporcionar troca de experiências e pesquisas, com reflexos positivos diretos na saúde pública. Zeferino acredita que poderá ocorrer ainda a participação da indústria automobilística, para futuramente implementar dispositivos que salvem vidas ou pelo menos minimizem as sequelas decorrentes de um acidente.
Sem falar que Chapecó destaca-se nas competições de resgate veicular, dividindo a atenção com equipes de São Paulo em eventos nacionais e internacionais. O serviço prestado pelo 6º BBM é de excelência e tende a melhorar.
Parabéns a Hilton de Souza Zeferino e boas-vindas a Walter Parizotto. Que ambos façam trabalhos de expressão em suas novas funções. Assim, ganhamos todos nós.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO