Maria Ester

Jornalista, apresentadora do SBT Meio-dia e especialista em Gestão de Comunicação.


Bem-Viver Compartilhar
Maria Ester

Bebeu água? Tá com sede?

Além da sensação de bem-estar, a hidratação no calor é de extrema importância para o corpo.

• Atualizado

Por

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Ainda não inventaram nada melhor que um copo d´água bem gelado naqueles dias quentes, né? Essa sensação é tão gostosa não apenas pelo bem-estar instantâneo, mas também porque, ao ingerir água, estamos fornecendo ao nosso corpo o componente mais importante para o funcionamento do organismo.

Um dado que me chamou a atenção é que nessa época há um aumento de 30% no número de pessoas com pedras nos rins. E a desidratação está totalmente ligada a esse acréscimo. “A ingestão de líquidos é a principal forma de prevenir doenças do sistema urinário, como a temida e muito dolorida cólica renal”, explica o urologista Lucas Galdino.

A elevação da temperatura, principalmente em locais com mais umidade, gera maior perda de líquidos pelo suor. E, caso não haja reposição desses líquidos, a urina se torna muito concentrada em minerais, o que forma os cálculos.

Mas como identificar esse problema?

“Uma dica simples e que auxilia o diagnóstico é prestar atenção à coloração da urina. Quando ela se mantém bem clara, a hidratação está adequada. Outra orientação é procurar ingerir, pelo menos, dois litros de água diariamente. Essa é uma recomendação geral, porém, a quantidade depende muito do peso da pessoa. Se for mais pesada ou mais alta, sugiro de dois litros e meio a três litros”, explica o doutor.

E para aquelas pessoas que não são tão adeptas de tomar água várias vezes ao dia, tem opções de outros líquidos que ajudam a manter a hidratação e a saúde dos rins. Por exemplo os sucos naturais e os chás de coloração clara. Mas o especialista alerta: ”sucos de caixinha, algumas águas minerais com gás, refrigerantes e chás escuros podem apresentar uma alta concentração de sódio e, por isso, não são recomendados. Quanto à alimentação, além de evitar o excesso de sal, é importante passar longe de enlatados e embutidos”.

E o doutor Lucas finaliza:” Apesar das crises de cálculos renais serem mais comuns em homens – por uma questão de hábito mesmo – , esses cuidados também devem ser tomados por mulheres em qualquer época da vida, principalmente agora no verão”.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.