Na COP30, fãs de K-pop e ativistas debatem pautas climáticas e o poder da arte
O painel foi apresentado pelo Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB)
• Atualizado
O K-pop mostrou, mais uma vez, que sua influência vai além do mundo artístico. Durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, fãs de K-pop se uniram para a ação climática.
O Centro Cultural Coreano Brasil (CCCB), em parceria e colaboração com Kpop4Planet e Army Help The Planet, reuniu ativistas, acadêmicos e líderes de fãs na COP30, na terça-feira (18), no Pavilhão de Entretenimento ao Vivo Clima + Cultura na COP30 Blue Zone. Discutiram pautas climáticas e o poder que a arte a cultura têm.
Segundo o perfil Army Help The Planet, o maior projeto brasileiro para ações filantrópicas realizado por B-ARMYS em homenagem ao grupo de K-pop, BTS, participaram também Kim Sung-hwan, Ministro do Clima e Meio Ambiente da Coreia do Sul, e Vinicius Gurtler, Coodenador de assuntos internacionais do Ministério da Cultura.
O que é a COP
*Com informações do portal da COP30.
A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (CQNUMC ou UNFCCC, na sigla em inglês) criou a Conferência das Partes (COP) como órgão responsável por tomar as decisões necessárias para implementar os compromissos assumidos pelos países no combate à mudança do clima.
A COP é composta por todos os países que assinaram e ratificaram a Convenção. Atualmente, 198 países participam da UNFCCC, o que faz dela um dos maiores órgãos multilaterais do sistema das Nações Unidas (ONU).
A COP é assessorada por um Órgão Subsidiário de Implementação (SBI) e outro de Aconselhamento Científico e Tecnológico (SBSTA). Além disso, a COP também atua como Reunião das Partes no Protocolo de Quioto (CMP, na sigla em inglês) e no Acordo de Paris (CMA, na sigla em inglês).
O que é conhecido como “COP” são as cúpulas anuais de mudança do clima, que normalmente acontecem em novembro ou dezembro. Nesse contexto, reúnem-se não apenas a COP, mas também a CMP, a CMA, o SBI e o SBSTA.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO