Do Lamen à Mandu: confira 5 comidas mais famosas dos K-dramas
Conversei com a Katia Silvana Maczewski, Chefe Proprietária do Restaurante DoshiraKorea, que compartilhou as curiosidades sobre os pratos
• Atualizado
O K-drama se tornou um fenômeno cultural global. As produções conseguem conectar as histórias com os fãs de uma forma única e ensinam bastante sobre a cultura coreana, como por exemplo, a culinária, que atravessou as telas e se tornaram virais ao redor do mundo.
Leia Mais
Os fãs das produções fazem questão de experimentar as comidas. Por isso, conversei com a Katia Silvana Maczewski, Chefe Proprietária do Restaurante DoshiraKorea, que fica em Florianópolis. Ela compartilhou curiosidades sobre os cinco pratos mais famosos dos K-dramas; confira:
- Lamen
Katia Silvana Maczewski explica que o Lamen é um prato muito popular na cultura asiática. “Com praticidade e sabores intensos, tem se tornado uma iguaria popular e de verdadeiro sucesso”, destaca.
A Chefe Proprietária do Restaurante DoshiraKorea comenta também que esse prato é um “capítulo gastronômico à parte”, já que existem alguns supermercados com prateleiras e corredores só de lamen.
“Coreanos buscam um equilíbrio na hora do preparado do lamen, adicionando ingredientes saudáveis, tanto carne, frutos do mar, vegetais, tofu, Kimchi, o que agradar mais, gerando fartura e qualidade no prato”.
- Kimchi
O inverno rigoroso da Coreia traz a necessidade da prática de vegetais fermentados, com intuito de preservar o teor nutricional dos vegetais. Há muitos fermentados na Coreia, os banchas. Contudo, o mais popular é o Kimchi de acelga.
“Há várias receitas de Kimchi, ou seja, cada família possui a sua. No entando, a base da preparação deste fermentado é acelga, alho, cebola, gengibre, cebolinha, gochugaru e jeotgal”.
Katia faz uma breve introdução sobre sua história na culinária: “No DoshiraKorea, a receita vem sendo passada há geraçoes!!!”, disse. “Harmoni (vovó) me ensinou conforme sua vovó fazia, e desta maneira, fiel à tradição, vem sendo um sucesso e conquistando corações e paladares”.
O banchan tem um sabor singular, sendo as principais característica ácida e picante, bem como de um cheiro forte. Sendo que, o sabor altera conforme o tempo de fermentação.
- Topokki
Katia explica que a palavra Topokki se escreve de várias maneiras hoje em dia, como por exemplo, Tteokbokki, Teokpoki ou Topoki. Esse prato já é considerado famoso.
“Famoso, porque nessa altura se tornou um prato popular da culinária coreana ou prato internacional, porque não? Basta acompanhar qualquer K-drama que já aparece, demonstrando sua presença indispensável na cultura coreana”, compartilhou.
Como é feito?
É feito de massinha de arroz, ou misturado com trigo, invariavelmente vem cozido com molho de pimenta com outros ingredientes. Hoje, tem intermináveis variedades e seus derivados, mas o clássico é o que vem refogado com pasta de pimenta tradicional.
O Topokki tem uma longa história na gastronomia coreana, uma vez que remonta ao palácio real. Dada a origem dos bolinhos de arroz provenientes da cozinha real, durante muito tempo foi considerado um prato raro de luxo, comida da burguesia, parte da alta gastronomia coreana. Mas, na cultura contemporânea, ainda mais com essa a dos K-dramas, topokki virou um dos símbolos do K-pop e da nova geração coreana.
Durante o programa “A Tarde é Nossa”, provei esse prato e amei!
- Mandu
O famoso pastelzinho coreano. O mais tradicional é cozido ao vapor, mas, no restaurante DoshiraKorea tem também na versão frito que é uma ótima combinação e indicação para qualquer momento do dia. O Mandu pode oferecer inúmeras opções de recheio, inclusive Kimchi.
- Frango Coreano – Fried Chicken
É um clássico que vai de apimentado a agridoce. “O Chicken aparece em praticamente todas as séries coreanas, ou seja, acaba sendo o mais pedido da casa, até mesmo porque um fried chicken com Soju é irresistível!!!”, disse Katia.
No restaurante tem três versões com frango – o crocante, com um aroma único e não é picante, contudo, acompanha dois molhos, um à base da famosa gochujang (pasta de pimenta fermentada), e outro de maionese cremosa e condimentos coreanos.
A segunda opção é BBQ Chicken, uma opção de coxinha da asa, crocante, e envolta com delicioso BBQ picante (de Gochujang) e outras iguarias coreanas.
Como terceira opção, o Hot Dakanjon, cubos de Sassami empanado, finalizado com molho picante típico coreano, amendoim e gergelim torrado.
Restaurante DoshiraKorea
O DoshiraKorea está no mercado há quase 5 anos. O projeto nasceu há cerca de 10 anos, quando Katia conheceu o esposo coreano, Myung. Naquele tempo, ela cursava Direito e trabalhava como bancária.
“Jamais imaginei trabalhar com cozinha até conhecer a Culinária Coreana!”, explicou. “Nas primeiras experiências já se tornava o que eu queria fazer, até o nome para um futuro/possível trabalho de “marmitex”, eu já tinha, e em caso de não conseguir iniciar com um espaço físico, venderia marmita coreana, mas eu queria e precisava levar os pratos coreanos que me conquistaram para as pessoas. O nome seria “Doshirak” que significa marmita”, concluiu.
A sogra de Katia começou a ensina-lá toda a base da culinária. Após 10 anos, ela segue estudando, tendo a sogra como principal mentora, diretamente da Coreia do Sul.
O restaurante fica na rua Altamiro Guimarães número 18, Beira Mar Norte, Florianópolis. De segunda a sábado, das 11h às 23h (horário alta temporada).
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO