Colunistas Compartilhar
Gustavo Siqueira

Arroz de pato é sugestão para a ceia

Arroz de pato é sugestão para a ceia de Natal e Ano Novo, receita saborosa e de fácil preparo, acompanhado de um tradicional vinho tinto para harmonizar

• Atualizado

Gustavo Siqueira

Por Gustavo Siqueira

Arroz de pato é sugestão para a ceia de Natal e Ano Novo. Divulgação
Arroz de pato é sugestão para a ceia de Natal e Ano Novo. Divulgação

Arroz de pato é sugestão para a ceia de Natal e Ano Novo. Tanto os sabores quanto os aromas típicos do fim de ano, sem dúvida, já estão tomando conta dos lares de grande parte das famílias. Além disso, muitas já estão planejando os pratos da ceia. Para auxiliar, a chef Janaina Rickmann, da Enoteca Decanter Blumenau, ensina a receita do arroz de pato, uma deliciosa opção para a reunião em família no Natal e no Ano Novo em casa.

Para harmonizar com o prato, o sommelier Sidney Lucas sugere um tradicional vinho tinto. “O Quinta do Correio Dão Tinto 2017 é perfeito para esse período de celebração. Além disso, harmoniza-se perfeitamente com o jantar. Ele é um dos nossos “Best buy” para degustar em momentos especiais. Muito versátil na mesa para uma infinidade de preparações, o vinho possui coloração rubi, perfeitamente límpido, de aroma frutado intenso, lembrando bagas silvestres e caruma do pinheiro. Na boca, é possível sentir tanto o corpo como quanto a adstringência própria da juventude, prenunciando, desta forma, um bom envelhecimento”, diz.

Rendimento: 8 porções

Tempo de preparo: 3 horas

Ingredientes

2 kg de coxa e sobrecoxas de pato (8 coxas)

2 l de banha de porco

2 folhas louro

Tomilho a gosto

1 pimenta dedo de moça

2 galhos de alecrim

Pimenta do reino a gosto

Sal a gosto

1 talo de salsão

150g de pinhão cozido e descascado ou amêndoas laminadas

150g de linguiça chorizo

400g de arroz parboilizado

Salsinha a gosto

100g de azeitonas pretas

1 cebola branca

2 dentes de alho

1 cenoura

Modo de preparo

Em uma panela despeje a banha e aromatize-a com folhas de louro, pimenta-dedo-de-moça, alecrim, tomilho e um dente de alho amassado. Acomode as coxas de pato já temperadas com sal e pimenta do reino. Acenda o fogo baixo e deixe confitar por 2h30.

Quando as coxas de pato estiverem totalmente cozidas, desfie a metade da porção e reserve em uma panela refogue uma cebola em brunoise (em pedacinhos pequenos e regulares), um dente de alho picado, uma cenoura em brunoise e o salsão rodelinhas. Acrescente o arroz, tempere com sal a gosto, cubra com água e deixe cozinhar.

Aqueça uma saltese (frigideira) e doure a linguiça de chorizo fatiada em rodelas finas, acrescente a carne de pato desfiada e o pinhão (ou amêndoas laminadas). Acrescente o arroz pronto, misture bem e tempere com bastante salsinha. Leve ao forno as outras coxas de pato e asse por 20 minutos a 200 graus. Sirva com o arroz.

Arroz de pato é sugestão para a ceia de Natal e Ano Novo. Divulgação
Arroz de pato é sugestão para a ceia de Natal e Ano Novo. Divulgação

Crédito da foto: Vitor M. Veiga.

Gostou desta matéria? Leia mais aqui.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.