Ana Paula Dahlke

Jornalista e editora-chefe do Economia SC.


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Startup cria floresta gamificada para avaliar qualidade de vida de colaboradores

Quanto mais verde a floresta, mais saudável o setor

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Foto: Divulgação
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Criada na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em Criciúma, a psiU, plataforma com foco no mapeamento de perfil dos colaboradores, faz o acompanhamento da qualidade de vida e traduz dados estratégicos para o desenvolvimento de ações assertivas que geram bem-estar corporativo e colaboram com a criação de uma cultura de governança e impacto social.

A empresa promove uma experiência gamificada aos usuários onde as pessoas são representadas como árvores e os setores como florestas, que variam conforme a qualidade de vida das pessoas. Quanto mais verde a floresta, mais saudável o setor.

Com uma interface limpa e dinâmica, fornece aos gestores dados precisos e abrangentes para que, por meio de people analytics, possam tomar decisões estratégicas com base em indicadores relevantes.

Cassiano Farias, CEO da psiU, não basta apenas gerar dados, é preciso saber comunicar:

O impacto visual de uma floresta secando ou florescendo é muito mais efetivo do que apenas gráficos ou planilhas”.

A startup está comprometida em fornecer às empresas uma visão clara e didática sobre as fraquezas e potencialidades no cultivo da qualidade de vida dos colaboradores.

Através do nosso tratamento de dados avançado, oferecemos uma plataforma que simplifica a análise e a compreensão dessas informações, permitindo que gestores identifiquem áreas de melhoria e adotem ações assertivas para promover o bem-estar e o desenvolvimento de uma cultura organizacional mais saudável”, destaca Anderson Slaifer, CTO da startup.

Os fundadores afirmam que sempre foram engajados no empreendedorismo universitário e que em uma oportunidade, enquanto participava do Movimento Empresa Júnior, surgiu a chance de participar do Reuni Challenge, que conecta os centros de inovação e cria a maior competição de empreendedorismo universitário do Brasil. Em 48 horas a psiU foi idealizada e premiada.

Trazer o título de Universidade não estatal mais empreendedora para a Unesc nos fez perceber que tínhamos mais do que uma ideia, tínhamos uma oportunidade de construir um negócio inovador”, detalhou Cassiano.

Desde então, a startup continua avançando e conquistando novos projetos. Ela foi acelerada pelo programa Startup University, da 49 educação, onde desenvolveu seu produto e validou a ideia de negócio com aulas práticas e mentorias de grandes nomes do mercado, como Leandro Piazza, CEO da 49 educação, e Gabriel Leite, CMO da Feedz.

Além disso, neste ano participou do Gramado Summit, onde lançaram um programa de governança de impacto social em parceria com a primeira universidade social, com o objetivo de capacitar, formar e certificar empresas.

A startup terá investimento smart da Woli Corporate Ventures Builder, acompanhado de benefícios que agregam valor além do financeiro, como aceleração e abertura de canais comerciais estratégicos.

Leonardo Leão, CEO da Woli CVB, acredita que essa parceria tem um papel importante na transformação do mundo do trabalho:

A tecnologia em prol da qualidade de vida das pessoas, gerando indicadores precisos para tomada de decisão, aumento de produtividade tem tudo a ver com o nosso propósito. O espírito empreendedor, a inquietação e a busca constante pelo crescimento pessoal e profissional dos fundadores, Cassiano e Anderson, sem dúvidas nos anima para apoiá-los em sua jornada”.

Para completar, acaba de fechar uma rodada de investimento anjo com Grupo Hera, que tem como uma das suas empresas referência em saúde ocupacional.

O investimento, que marca a primeira aposta do grupo em uma startup, tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento da sua carteira de soluções digitais e expandir sua atuação no mercado de saúde ocupacional e qualidade de vida no trabalho.

A tecnologia é algo que caminha de mãos dadas com o desenvolvimento e o crescimento das empresas”, complementa Marcos Aurelio Silva, investidor anjo e CEO do Grupo Hera.

Com isso, a empresa alcança um valor de mercado estimado em R$ 3 milhões e está pronta para conquistar novos desafios buscando se posicionar como referência em gestão de pessoas orientada para ações de impacto social.

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