Ana Paula Dahlke

Jornalista e editora-chefe do Economia SC.


Ana Paula Dahlke Compartilhar
Ana Paula Dahlke

Multinacional de Joinville adquire MWM do Brasil por R$ 865 milhões

Transação está alinhada à estratégia de crescimento de ambas as empresas tanto nos negócios atuais

• Atualizado

Por

Foto: Divulgação. Via: Economia SC
Foto: Divulgação. Via: Economia SC

A Tupy, multinacional de Joinville focada em desenvolvimento e fabricação de componentes estruturais para bens de capital, anuncia hoje acordo para a aquisição da MWM do Brasil, que fabrica motores de terceiros sob contratos de manufatura e subsidiária totalmente detida pela Navistar International Corporation, por sua vez, subsidiária da TRATON SE, uma das líderes mundiais na fabricação de veículos comerciais.

A transação está estimada em R$ 865 milhões e está alinhada à estratégia de crescimento de ambas as empresas tanto nos negócios atuais, pela agregação de valor aos produtos, quanto na promoção de soluções viáveis para descarbonização.

“Juntas, tornam-se uma companhia singular no mercado, que reúne em um só fornecedor: serviços de fundição, usinagem, montagem, validação técnica e atividades de engenharia associadas. Com a competência técnica desse time, estenderemos os serviços por eles oferecidos aos nossos clientes atuais”, conta Fernando Cestari de Rizzo, CEO da Tupy.

Novos setores de atuação

A transação viabiliza a entrada da empresa no setor de energia e descarbonização, fornecendo grupos geradores de eletricidade para o agronegócio e outras aplicações.

“O uso de biogás e biometano para geração de eletricidade e como combustível para frotas de caminhões, ônibus e tratores agrícolas é a principal rota para a descarbonização da indústria nacional e exportadora de proteínas, laticínios, açúcar e etanol. A produção de biogás no país é inerente ao tamanho do agronegócio brasileiro. Ele também será utilizado, em grande medida, como combustível para a produção de eletricidade em propriedades rurais através de geradores elétricos desenvolvidos e fabricados pela MWM” explica José Eduardo Luzzi, CEO da MWM.

A aquisição também marca a entrada no setor de reposição de peças e componentes de motores no Brasil. Com mais de 600 pontos de venda e cerca de 300 oficinais credenciadas e treinadas, em todo o país, a MWM tem forte atuação na distribuição de peças à frota nacional de motores diesel e gás.

O mercado de reposição e as oficinas credenciadas beneficiam outro negócio da empresa: o marítimo, uma vez que a MWM oferece ampla gama de soluções e equipamentos para propulsão marítima e geração de eletricidade para embarcações de lazer e de trabalho, com produtos próprios ou de parceiros internacionalmente reconhecidos.

A aquisição será submetida à aprovação da autoridade antitruste brasileira.

>> SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.