A retomada das corridas de rua em Santa Catarina
A Abraceo espera uma resposta do Estado na próxima sexta-feira (28), quando há uma reunião agendada com representantes do governo.
• Atualizado
A retomada de corridas de rua em Santa Catarina pode ser autorizada nos próximos dias. A discussão vem sendo provocada pela Associação Brasileira de Corridas de Rua e Esportes Outdoor (Abraceo), que protocolou um pedido junto ao governo do Estado para que seja feito um evento-teste em São José. Pela proposta da entidade, seriam seguidos protocolos específicos como o uso de máscara durante toda a prova. O governo, entretanto, tem sido cauteloso com as liberações. Ao mesmo tempo, a Associação alega que eventos irregulares sem os cuidados necessários vêm ocorrendo em Santa Catarina.
A Abraceo espera uma resposta do Estado na próxima sexta-feira (28), quando há uma reunião agendada com representantes do governo. A proposta da entidade de uma “Corrida de Verificação de Protocolos” surgiu em encontro com o Ministério Público (MP-SC), Secretaria de Saúde, Fesporte e Federação Catarinense de Atletismo.
Protocolos da prova-teste
Pelo modelo do evento-teste, vão participar da prova convidados pelas entidades, organizadores e inscritos em vagas limitadas. Pessoas de grupos de risco somente será autorizada a entrar com o comprovante da segunda dose da vacina contra Covid-19, além de um período extra de 20 dias. Todos os membros da organização, trabalhadores e participantes passarão por triagem na entrada, com verificação de temperatura. Não será permitido o acesso aos familiares e amigos no local da prova.
A retirada dos kits terá agendamento antecipado e os atletas serão colocados em filas com sinalização e balizamento para que o distanciamento seja cumprido. A máscara será obrigatória a todos os envolvidos, incluindo atletas e funcionários. Espaços com álcool em gel estão previstos nos lugares de maior circulação, enquanto as largadas ocorrerão em ondas, com aviso antecipado aos atletas do horário de cada um.
Corredores em Santa Catarina
Em Santa Catarina temos aproximadamente 50 assessorias de corridas legalizadas, sendo que 32 são na Capital catarinense. Os dados levantados mostram que são aproximadamente cinco mil pessoas que realizam atividade física orientada dentro dos grupos de corrida.
Importância das medidas de incentivo à prática esportiva na pandemia
O Fórum Nacional dos Secretários de Estado de Esporte emitiu uma carta aberta à sociedade ressaltando a importância da prática esportiva durante a pandemia, já que “o esporte constitui um dos maiores patrimônios da nação brasileira”.
O documento faz algumas considerações:
- O estilo de vida sedentário é prejudicial para o nosso sistema imunológico, fundamental para reduzir a possibilidade de infecção viral.
- A prática de atividades físicas traz benefícios para o corpo e para a mente.
- O esporte contribui para a formação da personalidade e caráter do indivíduo.
- Boa parte das doenças é causada pelo sedentarismo, provocada pela falta de exercício físico.
- O exercício físico é importante para a melhora da independência, resistência cardiorrespiratória, força muscular, equilíbrio, coordenação motora, controle das comorbidades, correção postural, manutenção do peso ideal, entre outros.
- É preciso que os setores de eventos, em consonância com os representantes do esporte de cada estado, tenham espaço para levantar seus questionamentos e obter apoio.
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO