Colunistas Compartilhar
Mario Cezar de Aguiar

2021 será um ano promissor para Santa Catarina

A indústria puxou a retomada econômica, fato confirmado pelo desempenho do emprego.

• Atualizado

Mário Cezar

Por Mário Cezar

Foto: Freepik
Foto: Freepik

Depois de um 2020 marcado pelas incertezas na economia global por conta da crise sanitária, se desenha um 2021 promissor. Na FIESC temos acompanhado os principais indicadores econômicos e conversado diariamente com empresários que têm nos relatado a reação positiva de diversas atividades industriais nos últimos meses, ainda que a recuperação ocorra em velocidade distinta entre os segmentos.

Em Santa Catarina, a indústria puxou a retomada econômica, fato confirmado pelo desempenho do emprego. Dados do Caged nos mostram que de janeiro a outubro o setor de transformação e a construção civil registraram saldo positivo de 33,6 mil vagas. Também chamo a atenção para o elevado nível de confiança do industrial e a intenção de investir, que registra recorde histórico.

No geral, o desempenho catarinense se destaca em relação ao Brasil. Isso é reflexo da adesão dos industriais às medidas do governo na área trabalhista, como a MP 936, que permitiu, no auge da crise, negociar contratos e jornadas de trabalho, e o auxílio emergencial, que estimulou o consumo. A diversidade industrial e a resiliência do empresário também são fatores de destaque. 

Apesar da recuperação em curso, ainda temos desafios importantes à frente, tanto do ponto de vista de saúde quanto das contas públicas e reformas. No caso da saúde, está claro que a pandemia tende a se prolongar por um tempo maior do que prevíamos em março. Avançamos muito na criação de protocolos de segurança, mas a estabilidade e o controle da Covid-19 ainda dependem da vacinação da população. No campo político, o controle do endividamento do governo e a agenda de reformas não podem mais ser protelados.

Santa Catarina está preparada, tem condições de crescer e está com a menor taxa de desemprego do Brasil. Somado a isso temos uma cultura empreendedora e de internacionalização bastante fortes. Por isso, nossa perspectiva para 2021 é de seguirmos na recuperação econômica num ano promissor.  

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.