FenaOstra: tradição, cultura, gastronomia e sustentabilidade em Florianópolis
O evento será nos dias 16 a 27 de julho, no CentroSul
• Atualizado
Está chegando a 23ª edição da Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (FenaOstra), em Florianópolis. O evento que será nos dias 16 a 27 de julho, no CentroSul é tradição na Capital Catarinense.
Leia Mais
Esse ano promete uma programação ampliada, integrando cultura, gastronomia, sustentabilidade e capacitação para o setor marinho.
Com mais de 20 anos de história, a FenaOstra evoluiu para muito além da gastronomia. O público vai encontrar:
- Espaço com salão gastronômico;
- Feira de produtos regionais e serviços;
- Workshops;
- Concursos culinários;
- Rodadas de negócios;
- Palco com atrações musicais diárias;
Estão confirmados nomes como Dazaranha, Camerata Florianópolis, Entre Elas, Expresso Rural, Quinteto SA, Senti Firmeza e Swing Maneiro.
Capital Nacional da Ostra
Florianópolis é conhecida como Capital Nacional da Ostra e representa uma região que é a maior produtora da iguaria no Brasil, respondendo por aproximadamente 90% da produção nacional, com cerca de 1,5 milhão de dúzias por ano.
Esse protagonismo se reflete na estrutura da FenaOstra, que une gastronomia, ciência e empreendedorismo para impulsionar o setor e projetar a cidade como modelo em maricultura e economia azul.
Além da valorização dos produtos do mar, a festa também é uma vitrine da cultura açoriana, presente na música, no artesanato, na dança e na ambientação do evento, que remete à tradição de Florianópolis.
Valorização de uma potência do mar
Nesta edição, será realizado o Seminário de Economia Azul, com temas fundamentais para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do mar.
Dividido em dois encontros, o seminário, em parceria com o Sebrae/SC, acontece nos dias 16 e 23 de julho, sempre das 14h às 18h, contando com especialistas de instituições como Epagri, Cidasc, IFSC, Senac e Sebrae/SC, além de representantes da Secretaria de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina.
No primeiro dia da FenaOstra (16), a programação inicia com a apresentação do Programa Pescados SC, seguida pela exposição do projeto SMS Molubis.
A tarde inclui painéis sobre tecnologias pós-colheita e depuração de moluscos, da Epagri, e uma abordagem sobre o cultivo da alga Kappaphycus alvarezii, as perspectivas de mercado e aplicações gastronômicas, do Senac.
O segundo dia de seminário, 23 de julho, abre com um balanço dos 20 anos de monitoramento de marés vermelhas e segurança no cultivo de moluscos, do IFSC.
Em seguida, o Senac irá discutir os desafios da maricultura e o potencial de novos produtos como ostras defumadas e subprodutos como o calcário de conchas, apontando caminhos concretos para a geração de renda no setor.
O encerramento será com uma palestra do Sebrae/SC que propõe reflexões sobre a integração entre turismo e maricultura.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO