Efapi do Brasil: mais de 100 profissionais garantem a limpeza do parque
O trabalho é realizado em conjunto entre a Central de Resíduos, equipes de limpeza, Secretaria de Serviços Urbanos e empresas parceiras
• Atualizado
A Efapi do Brasil, que encerra neste domingo (19), tem se destacado não apenas pela grandiosidade dos shows e exposições, mas também pelo cuidado com o espaço público. Mais de 100 profissionais atuam diariamente na limpeza e manutenção do parque.
O trabalho é realizado em conjunto entre a Central de Resíduos, equipes de limpeza, Secretaria de Serviços Urbanos e empresas parceiras, garantindo um ambiente limpo, organizado e sustentável durante os 10 dias de feira em Chapecó.
Coordenadas pela Gerência de Resíduos Sólidos da Prefeitura, as ações foram planejadas com base nas experiências da última edição. A gerente Graciela Heckler explica que o planejamento começou meses antes da abertura da feira. “Todo o trabalho foi pensado a partir das situações que observamos em 2023, buscando corrigir pontos que exigiam melhorias. As considerações foram repassadas aos responsáveis pelos editais, e hoje temos equipes fixas e rotinas bem definidas em cada espaço do parque”, destacou.
Público elogia o serviço
Os serviços de limpeza incluem varrição manual e mecanizada, higienização contínua dos pavilhões, banheiros, praça de alimentação, camarins e áreas do setor agro. A empresa contratada disponibiliza profissionais fixos para cada área, garantindo a manutenção constante.
A visitante Olivia Ferreira da Silva, que também participou da edição anterior, elogiou o avanço. “A limpeza dos banheiros está muito boa, tudo bem limpo, as mulheres limpam cada vez que a pessoa sai. Está muito cheiroso e bem higienizado”, contou.
A operação conta ainda com apoio da Secretaria de Serviços Urbanos, que utiliza caminhões-pipa, máquinas e encanadores para garantir o abastecimento e a manutenção da infraestrutura. Banheiros químicos estão distribuídos em pontos estratégicos, com coleta e higienização diárias.
Impacto positivo
Segundo Graciela, o objetivo vai além da limpeza, mas sim, que o público perceba o impacto positivo de um evento sustentável. “A Central de Resíduos mostra para onde vai cada material coletado, enquanto a limpeza e manutenção mantêm o parque agradável e funcional. São ações que se completam e que refletem o compromisso da Efapi com a cidade e com o meio ambiente”, explicou.
O presidente da feira, Felipe Balzan, reforça que a sustentabilidade é um dos pilares da Efapi do Brasil. A Central de Resíduos representa o desenvolvimento econômico, inclusão social e sustentabilidade. “É um trabalho silencioso, mas essencial, que mostra que a grandeza da Efapi está também na consciência coletiva e no compromisso com um evento cada vez mais sustentável”, afirmou.
Leia Mais
*Sob supervisão do editor Pedro Corrêa
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO