Caravana do Silvinho desembarca em Santa Catarina
Lançamento no Floripa Airport marca a quarta etapa da mostra, que iniciou em São Paulo e percorre o Sul antes de seguir para outras regiões
• Atualizado
A Caravana do Silvinho chega a Santa Catarina como quarto destino do circuito nacional que celebra o legado de Silvio Santos por meio de 45 esculturas pintadas por artistas plásticos de diversas regiões do Brasil. A abertura oficial acontece em 4 de dezembro, às 16h30, com coquetel para convidados e imprensa no Boulevard 14/32, no Floripa Airport, em Florianópolis. A mostra permanece aberta ao público até 4 de janeiro, com entrada gratuita.
Idealizado pela artista plástica Cintia Abravanel, filha primogênita do comunicador, o projeto teve estreia em São Paulo, no Jardim Botânico de São Paulo. Na sequência, seguiu para o Rio Grande do Sul, com exposição realizada no Pontal Shopping, na orla do Guaíbana, de Porto Alegre, e depois para o Memorial Paranista, no Paraná, em Curitiba. Assim, o projeto consolida o início de sua circulação pelo Sul antes de seguir para outras regiões do país.
As esculturas, com 1,60 metro de altura, produzidas em fibra de vidro, compõem a Caravana foram criadas para itinerar pelo Brasil e receberam intervenções de artistas selecionados por audiência pública, que registrou mais de 400 inscritos. O resultado é um conjunto plural de interpretações que formam um grande painel de memória afetiva sobre a trajetória de Silvio Santos.
Os artistas plásticos, Irmãos Feitosa, acreditam que a Caravana do Silvinho é um marco significativo na área cultural e artística da identidade brasileira. “O projeto fortalece o diálogo entre as tradições, criatividade e valorização histórica.
O Silvio Santos está presente no imaginário brasileiro e essa abordagem reforça a importância e o carinho que os brasileiros têm por ele. Esse diálogo expressivo está ligado diretamente ao público, democratizando o acesso à arte, transformando espaços urbanos em ambientes de criatividade, inclusão e reflexão”, disse um deles.
Outra artista de Santa Catarina que pintou um dos Silvinhos foi a Ana Carolina Iannaccone. Segundo ela, a Caravana do Silvinho é especial porque mantém viva a memória do Silvio Santos de forma leve e acessível, aproxima a arte das pessoas e, principalmente, faz com que reviva lembranças de sua avó. “Algo que transformei em cor e alegria no meu doodle para compartilhar um pedaço da minha história“, salienta.
Com curadoria da Abrava Arte Produções, em parceria com a Breit Produções, a mostra tem patrocínio da Tele Sena. A logística nacional é realizada pela Granero Transportes, com apoio das marcas Acrilex, Colorgin e Edding Brasil, responsáveis pelo fornecimento de materiais artísticos.
“A cada cidade, percebemos como o público se conecta emocionalmente com a história do meu pai. Essa diversidade regional reforça a representatividade e a abrangência cultural do projeto”, afirma Cintia Abravanel.
Serviço
Exposição: Caravana do Silvinho – Florianópolis
Local: Boulevard 14/32 – Floripa Airport, Florianópolis (SC)
Abertura: 4 de dezembro, às 16h30 (coquetel para convidados e imprensa)
Período de visitação: até 4 de janeiro
Entrada: gratuita
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO