Recadastro anual do Cartão de Estudante acontece a partir do dia 12 de janeiro
Bloqueio para novas recargas será feito no dia anterior, às 22h, do dia 11, voltando a ser permitidas somente após a atualização cadastral; entenda como funciona
• Atualizado
Estudantes que utilizam cartão para acesso ao transporte público de Florianópolis, tanto na modalidade Estudante, quanto Estudante Social, deverão realizar, a partir de 12 de janeiro, o recadastro dos dados que comprovam vínculo às instituições de ensino para manter o benefício de direito. A atualização das informações acontece todos os anos e evita qualquer aproveitamento indevido. A data limite para novas recargas antes da realização do procedimento de recadastramento será o dia 11 de janeiro, até às 22h.
“Os estudantes são uma parcela significativa dos usuários do sistema integrado da Capital, por isso a importância de se atentarem às datas e efetuarem a atualização com tempo hábil até o retorno do ano letivo. Os benefícios direcionados para esse público representam a maior parte dos subsídios desembolsados nos anos recentes pelo município, investimento que resulta na facilitação do uso do transporte, garantia de direitos e impactos positivos na capacidade de frequência escolar e formação dessas pessoas”, salienta o secretário de infraestrutura e manutenção da cidade, Rafael Hahne.
São duas formas gerais de efetuar o recadastramento. Presencialmente, os usuários podem se encaminhar ao Centro de Atendimento ao Usuário, ao lado do TICEN. O local atende sem agendamento prévio, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para aqueles que quiserem uma forma mais prática, o recadastro deve ser realizado através do aplicativo Floripa no Ponto, disponível para Android e IOS. Em ambas as modalidades de recadastro é necessária a apresentação de documentação específica, detalhada logo abaixo.
A exceção é dos estudantes da rede municipal de ensino. Desde que estejam regularmente matriculados para o novo ano letivo, têm seus cartões renovados automaticamente pelo sistema com base nas informações repassadas pelo município. Vale para as duas modalidades, Estudante Social e Estudante.
Cartão Estudante
O estudante fica impedido de recarregar o cartão até o recadastro, mas pode continuar usando o saldo disponível enquanto durar. No atendimento será exigido comprovante de matrícula atualizado para o ano de 2026, comprovante de residência e documento oficial com foto.
Cronograma
11 de janeiro de 2026 – Bloqueio do cartão, às 22h, impedindo novas recargas para o Estudante e a utilização no Estudante Social
12 de janeiro de 2026 – Início do período para recadastro dos estudantes, com comprovação de matrícula ativa
Obs: Até 20 de janeiro – Renovação automática pelo sistema aos estudantes da rede municipal devidamente matriculados.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO