Passe Estudantil funciona nas férias? entenda as regras
Para quem utiliza o transporte público de Florianópolis, o passe estudantil tem duas modalidades
• Atualizado
Muitos estudantes de Florianópolis têm dúvidas sobre como funciona o passe estudantil durante as férias. A boa notícia é que o benefício continua disponível, mas é preciso entender algumas regras sobre a renovação do cadastro e o uso do passe. Confira:
Para quem utiliza o transporte público de Florianópolis, o passe estudantil tem duas modalidades: 50% de desconto e 100% de desconto (para estudantes sociais).
- Estudantes com 50% de desconto: podem comprar novos créditos no cartão estudantil assim que renovarem o cadastro. Ou seja, basta atualizar as informações e o estudante pode recarregar seu passe com os créditos necessários para continuar utilizando o transporte.
- Estudantes com 100% de desconto (passe social): o uso é liberado após a renovação do cadastro social. Para o cartão estudante social, o recadastro deve ser realizado junto a Prefeitura de Florianópolis.
Ao contrário do que muitos pensam, o passe estudantil não é bloqueado automaticamente quando as aulas terminam. O uso continua liberado após o recadastramento.
Documentos necessários para a renovação do Passe Estudantil
Para renovar o passe estudantil, os seguintes documentos são obrigatórios:
Documento de Identidade com CPF – Pode ser RG ou outro documento oficial que tenha o CPF.
Atestado ou Credencial de Matrícula – Deve ser emitido por uma instituição educacional reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) ou pela Secretaria Estadual de Educação. Certifique-se de que a instituição está credenciada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Florianópolis (SMPU). Caso sua escola ou universidade não esteja na lista, solicite que a direção realize o credenciamento junto à Prefeitura.
Comprovante de Residência – Deve ser recente, emitido nos últimos três meses. Pode ser conta de água, luz, telefone ou contrato de locação. Se estiver em nome de terceiros, é necessário anexar uma declaração do proprietário ou uma auto-declaração de residência.
Foto do Estudante – A foto deve ser tirada no momento do cadastro ou renovação.
Cursos Profissionalizantes: o comprovante de matrícula deve indicar que o curso tem duração mínima de três meses para garantir o direito ao benefício.
Onde e como fazer a renovação do Passe Estudantil?
O recadastro está disponível desde o dia 2 de janeiro e pode ser feito de duas formas:
Pelo aplicativo Si.GO – Disponível para Android e iOS. Basta acessar a opção “Recadastro de Benefício” e seguir os passos indicados, incluindo o envio de foto dos documentos.
Presencialmente no Passe Rápido, no TICEN – Compareça ao local com os documentos em mãos.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO