Prefeitura de Joinville implanta câmeras corporais para melhorar a segurança no trânsito
A prefeitura informou que os agentes passaram por um treinamento específico, com orientações sobre o uso e funcionamento e regras das câmeras
• Atualizado
	A partir desta segunda-feira (3), os agentes de trânsito de Joinville começaram a utilizar câmeras corporais, conhecidas como bodycams, durante as ações de fiscalização realizadas pelo Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans). A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Joinville, tem o objetivo de garantir mais segurança tanto para os profissionais quanto para os cidadãos.
A prefeitura informou que os 64 agentes de trânsito passaram por um treinamento específico, com orientações sobre o uso e funcionamento das câmeras, além das regras de gravação e armazenamento das imagens.
A entidade salienta que durante as abordagens, o agente deve informar ao cidadão que a ação será gravada antes de acionar o equipamento. Segundo a prefeitura, os registros audiovisuais ficam salvos na câmera e, ao final de cada turno, são transferidos para um sistema externo de armazenamento, onde permanecem arquivados por até três anos.
De acordo com o diretor-presidente do Detrans, Paulo Rogério Rigo, a medida representa mais um avanço na integração entre tecnologia e serviço público. “As câmeras corporais são uma ferramenta a mais, que vêm para reforçar a credibilidade e a responsabilidade das ações dos agentes de trânsito. As imagens ficam armazenadas e, caso haja necessidade, podem ser usadas. Com isso, garantimos mais segurança para o agente da lei e também para o cidadão”, destacou.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO