Gustavo Maresch

Bacharel em Gastronomia e mestre em Turismo e Hotelaria. Atualmente é chef de cozinha do Kraft Wine Bar.


Colunistas Compartilhar
Gustavo Maresch

I love Tainha!

Para comemorar a chegada da Tainha no litoral catarinense, preparamos uma receita especial de tainha recheada. Venha conferir.

• Atualizado

Por

Fonte: acervo pessoal – Gustavo Maresch
Fonte: acervo pessoal – Gustavo Maresch

Quem mora na região da Grande Florianópolis, sabe que é comum encontrar a frase “I Love Tainha” em materiais de souvenir, como camisas, bonés, canetas e artesanato local. Esse gesto simboliza o quanto o peixe representa para a região, bem com a sua chegada no inverno do litoral Catarinense.

A tainha tem um grande valor cultural e tradicional em todo o litoral de Santa Catarina. Sua pesca artesanal movimenta as comunidades tradicionais em torno da captura coletiva do pescado.

Além do valor tradicional, a tainha tem um enorme valor gastronômico. Apesar de ser capturada num tamanho médio de 40 cm de comprimento com 1,5 kg de peso, a tainha pode atingir até 1 m e pesar cerca de 9 kg. Sua versatilidade em diferentes preparações e o sabor de sua carne são seus pontos fortes. A tão cobiçada ova de tainha é uma “iguaria” desejada em diferentes partes do planeta, sendo comercializada em forma de “Bottarga” na qual a ova passa por um processo de salga e posteriormente seca, para então estar pronta para ser vendida.

Ova de tainha
Ova de tainha. Fonte: Gustavo Maresch, Arquivo Pessoal

Curiosidades 

A tainha é um peixe de habitat de águas marinhas costeiras e estuários de água salobra, podendo ainda ser encontrada em rios. Diferentes espécies de tainha podem ser encontradas na costa brasileira, e ainda espalhadas em diferentes oceanos do planeta. Sua utilização foi sempre presente na história da alimentação, contendo relatos na dieta do antigo império romano, localizado na região do Mediterrâneo. 

Para homenagear a chegada da Tainha vou preparar uma receita que gosto muito de fazer. Venha comigo aprender esta receita!

Tainha recheada

Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes

Tainha ovada2 Kg
Sal fino para temperar o peixe60 gramas
Pimenta PretaQ.b.

Modo de Preparo

  1. Retire a ova da barriga do peixe. Tome cuidado para não rasgar a ova. Reserve. Com uma colher de sopa, retire toda a gordura clara e escura que se encontra dentro da cavidade. Importante não deixar nada!!!

  2.  Vire o peixe com a barriga para cima, do sentido da cabeça para o rabo. Faça cortes nas laterais da espinha dorsal (conforme a demonstração no vídeo). Isso vai permitir o sal penetrar melhor, e também ajudar na estrutura do peixe para adicionar o recheio. 

  3.  Disponha da metade da quantidade do sal no interior do peixe por todas as extremidades. Distribua bem, passando a mão. Tempere com a pimenta moída na hora.  Adicione o restante do sal na pele do peixe. Reserve. 

Farofa de Ova com Pinhão 

Ingredientes

Farinha de Mandioca fina100 gramas
Ova de Tainha1 unidade
Cebola50 gramas
Banana picada (terra, maça, branca)2 unidades
Manteiga30 gramas
Bacon defumado (triturado)30 gramas
Salsinha picada2 colheres de sopa
Cebolinha2 colheres de sopa
Pinhão tostado (picado)80 gramas

Modo de Preparo

  1. Dentro de uma panela adicione a manteiga com o bacon. Frite até que o bacon esteja levemente tostado. Acrescente a cebola e frite em fogo baixo. Uma vez  dourada, adicione a ova inteira. Cozinhe por cerca de 05 minutos em fogo baixo. Vire a ova na metade do tempo para cozinhar por igual.

  2. Retire a ova da panela e reserve. Adicione a farofa na panela. Baixe o fogo e toste a farinha para trazer novamente o sabor, e também para deixar bem seca. 

  3. Retire a membrana envolto da ova, adicione a ova na farinha. Misture bem. Deixando um recheio homogêneo.

  4. Por fim, fora do fogo adicione a banana, o pinhão e os temperos verdes. 
     
  5. Prove o tempero. Caso necessário corrija o sal. 

  6. Recheie o peixe conforme o vídeo.

  7. Asse o peixe no braseiro moderado por cerca de 1h20.

  8. Finalize com o suco limão antes de servir

Dicas:

Antes de levar o peixe para assar seque bem a pele do peixe com um papel toalha. Aqueça a grelha antes de colocar o peixe. Vire o peixe constantemente durante o período que estiver na grelha evitando ressecar e queimar um dos lados.  

Caso queira fazer a tainha no forno, pré aqueça o forno antes por cerca de 30 minutos. Asse o peixe em temperatura média 180°C, por cerca de 45 m  a  1 hora  por quilo.

Venha provar esta delícia, assista o vídeo e veja como é simples o preparo.  

Um grande abraço,

Gustavo M.
@gutomaresch


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×