VÍDEO: tubarão mais veloz do mundo é flagrado a poucos metros da areia em praia de SC
Espécie oceânica se aproximou da faixa de areia em Imbituba; especialista garante que ataques a humanos são raros
• Atualizado

Um tubarão mako foi visto a poucos metros da faixa de areia na praia de Vila, em Imbituba, no Litoral Sul de Santa Catarina, na segunda-feira (29). Conhecido como o tubarão mais rápido do mundo, a espécie pode atingir até 70 km/h.
Leia Mais
Segundo o professor e curador do Museu Oceanográfico da Univali, Jules Soto, o tubarão mako (Isurus oxyrinchus) é um predador oceânico de grande porte, com coloração azulada, e raramente se aproxima da costa. Nos últimos 15 anos, porém, avistamentos da espécie perto do litoral catarinense têm se tornado mais frequentes. Um possível motivo é a busca por presas mais lentas, incluindo peixes capturados acidentalmente por anzóis de pescadores esportivos.
O especialista destacou que a espécie é geralmente inofensiva para humanos. “Não existem registros de ataques de tubarões mako no Brasil. Raramente mostram agressividade contra pessoas. É um animal selvagem que deve ser respeitado em seu ambiente natural”, afirmou.
Soto comparou a situação a encontrar uma onça-parda próxima de uma cidade: um animal selvagem que precisa ter seu espaço respeitado. A presença de grandes predadores, como o mako, indica equilíbrio e saúde no ecossistema marinho da região.
VÍDEO: tubarão mais veloz do mundo é flagrado a poucos metros da areia em praia de SC
— SCC10 (@scc10oficial) September 30, 2025
📹 Higorcarvalhofilms/Divulgação pic.twitter.com/KaELojfgh1
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO