Segurança Compartilhar
CRIME AMBIENTAL

VÍDEO: Polícia Civil descobre canil ilegal em SC e salva animais em situação de maus-tratos

Os animais resgatados receberão atendimento veterinário especializado, castração, identificação por microchip e vacinação

• Atualizado

Pedro Corrêa

Por Pedro Corrêa

Polícia Civil Descobre Canil Ilegal em SC e Salva Animais em Situação de Maus-Tratos | Foto: reprodução/ PCSC
Polícia Civil Descobre Canil Ilegal em SC e Salva Animais em Situação de Maus-Tratos | Foto: reprodução/ PCSC

Uma operação da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), realizada na tarde desta quinta-feira (4) prendeu em flagrante, um homem acusado de maus-tratos a animais domésticos, em Blumenau, no Vale do Itajaí. A ação contou com o apoio da Delegacia de Proteção Animal e do Departamento de Investigação Criminal (DIC) de Blumenau, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e o Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (CEPREAD).

Segundo a PCSC, durante a fiscalização, veterinários da prefeitura constataram 21 cães de diversas raças mantidos em condições insalubres, com maternidades improvisadas no chão, sem abrigo adequado contra intempéries, além de um pássaro confinado em uma gaiola dentro de uma caixa de papelão.

Conforme o veterinário, dos 21 cães, apenas dois possuíam vacinação atualizada e nenhum estava imunizado contra a raiva. Foram encontrados também medicamentos vencidos, incluindo citocina para indução de parto e antibióticos injetáveis. Um dos cães apresentava úlcera de córnea sem tratamento adequado. Ainda foi apreendido um caderno com registros de cruzamentos das fêmeas a cada seis meses, sem períodos de descanso, caracterizando exploração reprodutiva proibida por lei.

O suspeito afirmou manter o canil clandestino há cerca de 30 anos, comercializando filhotes por valores entre R$ 4.000 e R$ 5.000 sem qualquer regularização legal. Ele foi conduzido à Delegacia de Proteção Animal, onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante pelo crime previsto no art. 32, §1º-A da Lei 9.605/98, que prevê pena de reclusão de 2 a 5 anos para maus-tratos a cães.

Todos os 21 animais foram resgatados e encaminhados ao CEPREAD, onde receberão atendimento veterinário especializado, castração, identificação por microchip e vacinação antes de serem disponibilizados para adoção responsável.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.