Segurança Compartilhar
Balneabilidade

VÍDEO: Moradores da Lagoa da Conceição voltam a relatar manchas e espumas na água em Florianópolis

Moradores registram manchas e espumas na Lagoa de Baixo desde ontem; prefeitura afirma ser fenômeno natural

• Atualizado

Ricardo Souza

Por Ricardo Souza

VÍDEO: Moradores da Lagoa da Conceição voltam a relatar manchas e espumas na água em Florianópolis | Imagem: Pepeo Cardoso/ Divulgação
VÍDEO: Moradores da Lagoa da Conceição voltam a relatar manchas e espumas na água em Florianópolis | Imagem: Pepeo Cardoso/ Divulgação

Desde ontem, segunda-feira (13), moradores da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, voltaram a registrar manchas densas e formação de espumas na Lagoa, levantando preocupações sobre a qualidade da água e possíveis impactos ambientais. Imagens e relatos que circulam nas redes sociais mostram trechos com coloração esverdeada intensa, comum em períodos de calor e baixa circulação da água.

Em nota, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, informou que o episódio se trata de um fenômeno natural. Segundo o órgão, a proliferação de algas é potencializada pelas altas temperaturas e pelo aumento da concentração de fosfato na água. O calor intenso acelera o crescimento das algas, enquanto o excesso de nutrientes, como o fósforo, intensifica ainda mais o processo.

Ao longo desta terça-feira (14), equipes da Blitz Sanear e do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) estão no local para verificar a situação e definir medidas de monitoramento e controle ambiental.

Na última semana, o IMA também divulgou o Relatório de Balneabilidade nº 74, referente ao período de 6 a 10 de outubro de 2025. Segundo o documento, dos 238 pontos monitorados no litoral catarinense, 167 estão próprios para banho (70,17%). Em Florianópolis, dos 87 pontos analisados, 65 estão adequados para banho, o que representa 74,71%.

O SCC10 entrou em contato com o IMA para obter mais informações, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.

O QUE DIZ A CASAN SOBRE O OCORRIDO:

NOTA CASAN

A CASAN informa que o efluente tratado pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Lagoa da Conceição não é lançado diretamente na Lagoa. As imagens que mostram a presença de espuma podem estar associadas a ligações irregulares de esgoto na rede de drenagem pluvial, uma situação que não está sob responsabilidade direta da Companhia. No domingo (12) pela manhã, após a ciência do fato, todas as estações elevatórias foram vistoriadas e nenhum problema foi encontrado na infraestrutura de coleta e tratamento de esgoto da CASAN.
A Companhia atua de forma colaborativa com os órgãos competentes, como a Floram e a Vigilância Sanitária, que são responsáveis pela fiscalização dessas ligações, e está em contato para auxiliar na identificação da origem do lançamento e contribuir com as medidas necessárias.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.