VÍDEO: Jogador comemora gol com saudação nazista; atleta nega o ato
Atacante do Hapoel Be'er Sheva, polonês Patryk Klimala se torna motivo de polêmica em país do Oriente Médio
• Atualizado
O polonês Patryk Klimala, atacante do Hapoel Be’er Sheva, de Israel, se tornou motivo de uma grande polêmica no campeonato local por realizar uma saudação nazista durante a comemoração de um gol.
Leia Mais
O episódio aconteceu nesse último sábado (22), na vitória do Hapoel Be’er Sheva por 2 a 1 contra o Hapoel Jerusalem.
Patryk Klimala anotou o gol da equipe de Be’er Sheva, cidade que fica no Sul de Israel, aos nove minutos do segundo tempo da partida. Na comemoração, o atleta foi filmado fazendo uma típica saudação nazista – na Alemanha, o gesto foi popularizado durante o regime de Adolf Hitler. Veja o vídeo abaixo.
A comemoração de Patryk Klimala se tornou motivo de questionamentos rapidamente. Acusado de ter realizado um gesto nazista, o atacante de 24 anos deu uma resposta pouco convincente. Em publicação nas redes sociais, o atleta polonês disse que foi uma forma de cumprimentar os torcedores.
“Meu gesto durante a comemoração do gol foi completamente mal interpretado. Como polonês que respeita a história dos dois países, jamais pensaria em fazer a saudação nazista. Enquanto morava na Polônia, visitei o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau e tenho plena consciência da importância da história da herança judaica. Depois do meu gol, eu só queria dizer oi para a nossa torcida. Fora isso, certamente não foi outra coisa. Desculpe se alguém entendeu errado”, escreveu Patryk Klimala
A Polônia foi um dos mais países mais afetados ao longo dos anos da Alemanha Nazista. Invadido pelas tropas de Hitler em 1939, o país europeu ficou sob domínio nazista até o ano de 1945. O antigo campo de concentração de Auschwitz, considerado o maior símbolo do Holocausto, fica localizado na Polônia.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO