Segurança Compartilhar
muita fumaça

VÍDEO: incêndio atinge vegetação em Joinville e assusta moradores

As chamas foram registradas em um morro na Avenida Santos Dumont, na Zona Industrial Norte, por volta das 17h

• Atualizado

Sarah Falcão

Por Sarah Falcão

Foto: Felipe Emerich | cedido ao SCC10
Foto: Felipe Emerich | cedido ao SCC10

Na tarde desta quinta-feira (4), um incêndio de grandes proporções atingiu uma vegetação em Joinville, no Norte catarinense. As chamas foram vistas em um morro na Avenida Santos Dumont, na Zona Industrial Norte, por volta das 17h.

Não há informações do que iniciou as chamas. De acordo com informações preliminares, o trânsito ocorre normalmente na via.

Os Bombeiros Voluntários de Joinville foram acionados para conter o fogo. Um morador gravou o momento monstrando a situação do local.

*Em atualização.

Assista

Como agir em caso de incêndio em vegetação

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina orienta que a população não inicie queimadas, principalmente a colocação de fogo em lixo, termos e pastagens. A orientação serve não somente para a época de geadas e estiagem, mas para todo o decorrer do ano, uma vez que ações como essa podem ocasionar graves acidentes considerando a possibilidade de ventos que costumam acelerar a propagação de chamas.

Evitem, também, acender fogueiras em áreas de vegetação, jogar bitucas de cigarro na mata ou mesmo em beiras de estrada. Atitudes como essa, por vezes consideradas inofensivas, podem resultar em incêndios.

O CBMSC ressalta, ainda, que a Lei 9.605/98, chamada de Lei de Crimes Ambientais, prevê multas e até prisão para quem provocar incêndios em mata ou floresta e, para quem fabricar, transportar e/ou soltar balões.

Ligue 193

Ao avistar um incêndio em vegetação, deve-se ligar imediatamente para o CBMSC pelo 193. A tentativa de combate por alguém não capacitado pode ser realizada apenas se o fogo estiver no início, mas é preciso estar com ferramentas, roupas e equipamentos adequados.

Sem os devidos cuidados, a pessoa pode sofrer intoxicação pela inalação de fumaça e até mesmo queimaduras em decorrência do forte calor. Considerando os riscos à vida, bens materiais e ao meio ambiente, a principal orientação é evitar o início do fogo, em quaisquer circunstâncias.

*Estagiária sob a supervisão de Carolina Sott.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.