VÍDEO: governador de SC fala sobre ida ao Rio de Janeiro para apoiar segurança pública
Jorginho Mello lidera frente nacional de governadores
• Atualizado
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), anunciou em vídeo nesta quarta-feira (29) que vai liderar uma frente nacional de governadores em apoio ao Rio de Janeiro, após uma megaoperação policial que deixou mais de 100 mortos.
No vídeo, Jorginho destacou a necessidade de união entre os estados para enfrentar o crime organizado e afirmou que Santa Catarina e outros governos vão trabalhar juntos em ações de inteligência e reforço policial. “Os Estados precisam estar unidos para enfrentar o crime organizado. Hoje, o Rio de Janeiro. Se a coisa não for contida, amanhã vai se espalhar pelo Brasil”.
A iniciativa foi articulada em reunião virtual entre líderes estaduais e confirmou uma viagem conjunta à capital fluminense nesta quinta-feira (30), entre 17h30 e 18h, para prestar solidariedade ao governador Cláudio Castro (PL) e discutir ações integradas de combate às facções criminosas.
“Nossa proposta é que os governos cedam homens de suas polícias, tanto na área de inteligência quanto no efetivo, para auxiliar o Rio de Janeiro neste momento.”, disse Jorginho Mello.
Cooperação entre estados e articulação política
Jorginho Mello foi designado para liderar a articulação nacional e convidar outros governadores. A expectativa é que ao menos dez estados integrem o movimento, reforçando a união federativa diante do avanço da criminalidade.
Após a reunião virtual, o governador catarinense entrou em contato direto com Cláudio Castro para alinhar detalhes do encontro presencial. A comitiva também deve apresentar propostas de cooperação imediata, incluindo troca de informações de inteligência, reforço operacional e integração das forças policiais.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO