Segurança Compartilhar
Mundo

Vídeo: Aeroporto de Cabul registra tumulto de afegãos para deixar o país

Desespero de moradores acontece após grupo extremista Talibã assumir o controle do território

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: Pânico da população registra aglomerações em aeroportos e estradas | Reprodução/Twitter
Foto: Pânico da população registra aglomerações em aeroportos e estradas | Reprodução/Twitter

A conquista do Afeganistão pelo grupo extremista Talibã no último domingo (15) provocou desespero nos moradores locais, que invadiram a pista do aeroporto da capital, Cabul, e se agarraram aos aviões militares norte-americanos para tentar fugir do país. Para tentar controlar a situação, os voos comerciais foram suspensos temporariamente, assim como a evacuação das tropas dos Estados Unidos.

Autoridades do aeroporto emitiram um alerta pedindo para que a população não fosse ao local: “Por favor, não venham para o aeroporto”. Segundo a agência de notícias Reuters, cinco pessoas morreram após serem pisoteadas durante os tumultos.

O Talibã conquistou o poder do Afeganistão em menos de duas semanas. No domingo, o grupo assumiu o controle de Cabul e da sede governamental, após o presidente, Ashraf Ghani, ter fugido do país. O avanço dos combates ocorreu durante o período final de retirada das tropas militares norte-americanas, que estava prevista para ser concluída no fim de agosto.

Diálogo

Enquanto potências ocidentais pretendem não reconhecer o governo do Talibã no Afeganistão, os governos da China e Rússia indicaram que vão dialogar com o grupo fundamentalista islâmico. Segundo a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores  chinês, Hua Chunying, Pequim está disposta a desenvolver “relações amigáveis” com o Talibã e “respeita o direito do povo afegão de determinar o próprio futuro de modo independente”. Chunying ainda afirmou que a China quer ter um “papel construtivo na paz e na reconstrução do Afeganistão”.

Já o enviado russo para o Afeganistão, Zamir Kabulov, afirmou que o embaixador de Moscou em Cabul, Dmitry Zhirnov, está em contato com representantes do grupo extremista e que vai se encontrar pessoalmente com eles na 3ª feira (17.ago). “Surpreendentemente, a situação está em perfeita calma, as forças dos talibãs entraram tranquilamente em Cabul”, declarou Kabulov.

Em pronunciamento por meio da rede de televisão Al Jazeera, o porta-voz do Talibã, Mohammad Naeem, pediu ainda que “todos os países e entidades se reúnam conosco para resolver quaisquer questões (…) Não achamos que as forças estrangeiras irão repetir sua experiência fracassada no Afeganistão mais uma vez”.

Missões de resgate

Tropas francesas e alemãs foram enviadas ao país para evacuar cidadãos nacionais, sobretudo funcionários diplomáticos. Segundo a ministra das Forças Armadas francesa, Florence Parly, a primeira ação aérea para a retirada dos cidadãos deve ocorrer até o fim desta segunda-feira (16). Pessoas que se encontram sob a proteção de Paris também serão resgatadas.

A Alemanha enviou hoje para Cabul o primeiro avião da Força Aérea para retirar os funcionários da embaixada de Berlim, assim como os cidadãos alemães e os trabalhadores afegãos contratados localmente. A primeira fase será estabelecer uma “ponte aérea” entre o Afeganistão e o Uzbequistão. Posteriormente, as pessoas resgatadas deverão seguir para a Alemanha.

Na Itália, aterrissou hoje o primeiro voo de evacuação dos cidadãos italianos do Afeganistão. No total, foram resgatadas 74 pessoas pela Aeronáutica Militar.


Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.