Verão em SC inicia com quase 600 salvamentos e grande fluxo de banhistas nas praias
O estado se prepara para uma temporada movimentada, com previsão de 3,1 milhões de turistas
• Atualizado
Os Guarda-Vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizaram 596 salvamentos entre os dias 24 e 30 de dezembro de 2024, devido ao grande aumento no número de banhistas, especialmente turistas. O estado se prepara para uma temporada movimentada, com previsão de 3,1 milhões de turistas durante o verão.
O CBMSC está com quase 2 mil guarda-vidas em ação, distribuídos por 33 municípios e 156 praias, com destaque para a operação de alta temporada, que começou em 16 de dezembro e vai até 9 de março de 2025. Em apoio a essa operação, ambulâncias e embarcações estão estrategicamente posicionadas para garantir a segurança dos banhistas.
Entre os destaques da semana, um resgate notável ocorreu na Praia de Naufragados, em Palhoça, onde um adolescente de 13 anos foi resgatado após um afogamento. A ação envolveu guarda-vidas civis voluntários, uso de Jet Ski, ambulância e apoio aéreo do helicóptero Águia-07 da Polícia Militar. O adolescente e sua irmã foram atendidos e encaminhados para hospitais, com o jovem sendo transportado por via aérea devido ao seu estado de saúde.
Além do trabalho de resgate, a prevenção continua sendo uma prioridade. O CBMSC realiza o Programa Golfinho, que educa crianças sobre segurança aquática, e oferece cadeiras anfíbias para pessoas com mobilidade reduzida. O app CBMSC Cidadão btambém facilita a consulta sobre a segurança das praias e as condições de risco por meio das bandeiras de sinalização.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO