Veja cidades de SC que já decretaram situação de emergência após chuvas
Ao menos 41 ocorrências foram registradas pela Defesa Civil
• Atualizado
Cidades de Santa Catarina já decretaram situação de emergência após as fortes chuvas que caíram desde as primeira horas desta quinta-feira (16). Ao menos 41 ocorrências foram registradas pela Defesa Civil, e cerca de 80 pessoas ficaram desabrigadas.
Leia Mais
Até o momento, os municípios de Balneário Camboriú, Camboriú, Governador Celso Ramos, Itapema, Florianópolis e Tijucas emitiram o Decreto de Situação de Emergência devido aos impactos. No entanto, nenhum desses municípios solicitou o Incentivo de Apoio Humanitário (IAH) até o momento.
Quanto aos desabrigados, o total registrado, até o momento, é de 80 pessoas, sendo 30 em Porto Belo e 50 em Itapema.
“As autoridades locais seguem mobilizadas para prestar o devido apoio às vítimas, e as equipes de emergência estão em campo para garantir a segurança e assistência necessárias à população afetada”, informou a Defesa Civil de Santa Catarina.
A Defesa Civil alerta para o risco de novos alagamentos e enxurradas nas próximas horas, especialmente nas regiões da Grande Florianópolis, litoral norte e norte do Estado. As autoridades pedem que a população evite áreas de risco e redobre a atenção durante os deslocamentos.
Governador Celso Ramos decreta situação de emergência após fortes chuvas
A prefeitura de Governador Celso Ramos decretou situação de emergência após as fortes chuvas que atingiram a cidade nesta quinta-feira (16). Imagens que circulam nas redes sociais mostram o caos que os moradores enfrentaram.
Na mesma cidade, parte do quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) desabou. Segundo o CBMSC, de imediato foi realizada a retirada dos materiais para garantir a segurança.
No início da tarde, os bombeiros informaram que devido ao alto volume de ocorrências relacionadas às chuvas, especialmente na região de Governador Celso Ramos, a Central de Emergência está operando com elevada demanda de chamados, a maioria com relatos de pessoas ilhadas.
Itapema decreta estado de emergência devido às chuvas
A Prefeitura de Itapema publicou nesta quinta-feira (16) o Decreto nº 001/2025, que declara estado de emergência no município em função das chuvas intensas que atingiram a região nos últimos dois dias. O decreto tem validade de 180 dias e permite a adoção de medidas emergenciais para garantir assistência à população e a recuperação de áreas afetadas.
Entre os principais impactos causados pelo volume extremo de chuvas estão inundações, queda de árvores e pontes, além da obstrução de diversas vias.
Bairros como Várzea, Ilhota, Alto São Bento, Morretes, Jardim Praiamar, Centro e Canto da Praia e foram os mais afetados, sendo necessários resgates com embarcações.
Estima-se que aproximadamente 1.500 famílias tenham sido atingidas, muitas delas ficando desabrigadas ou desalojadas.
A Prefeitura reforça que as ações estão sendo conduzidas para garantir o bem-estar da população, priorizando a segurança e o suporte às famílias que perderam bens materiais ou estão em situação de vulnerabilidade.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO