Tutor é alvo de investigação após filhotes serem encontrados mortos e abandonados em SC
Polícia realizou apreensão na casa do investigado
• Atualizado

Um tutor foi alvo de um mandado de busca e apreensão por maus-tratos contra animais, no bairro Costa e Silva, em Joinville, no Norte de Santa Catarina, nesta segunda-feira (29). Segundo a Polícia Civil (PCSC), nos últimos três meses, o suspeito teria adotado pelo menos sete filhotes de cachorro. Posteriormente, alguns dos animais foram encontrados abandonados e outros já mortos.
Leia Mais
A ação foi realizada por meio da Delegacia de Proteção Animal de Joinville, coordenada pela delegada Tânia Harada. O homem é suspeito de ter adotado cerca de sete filhotes de cachorro, que foram encontrados em situação de maus-tratos nas ruas.
Um dos animais foi encontrado por moradores, que registraram o momento. Veja:
Tutor é alvo de investigação após filhotes serem encontrados mortos e abandonados em SC
— SCC10 (@scc10oficial) September 29, 2025
Vídeo: PCSC/Divulgação pic.twitter.com/fGhwbOiHk1
Na residência do investigado, a polícia apreendeu objetos de interesse para a investigação, e o suspeito foi formalmente interrogado.
As diligências seguem em andamento com o objetivo de reunir todas as provas possíveis que possam responsabilizar o investigado pelos crimes cometidos contra os animais.
Maus-tratos a animais; saiba a pena
Maltratar animais é crime no Brasil, conforme a Lei nº 9.605/1998, a qual prevê sanções penais e administrativas, com penas que variam de três meses a um ano de detenção, além de multa.
Para maus-tratos a cães e gatos, a Lei nº 14.064/2020 aumenta a pena para reclusão de dois a cinco anos. Caso você presencie maus-tratos a animais de qualquer espécie, dirija-se à delegacia de polícia mais próxima para registrar um Boletim de Ocorrência (BO) ou compareça à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, no Ministério Público.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO