Turista morta no desabamento de teto de Igreja histórica é identificada
A Igreja de São Francisco é um dos cartões-postais de Salvador
• Atualizado
Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos, morreu vítima do desabamento do teto da Igreja de São Francisco, no Pelourinho, em Salvador, nesta quarta-feira (5). Natural de Ribeirão Preto (SP), Giulia estava visitando o famoso ponto turístico quando a tragédia aconteceu. O incidente também deixou outras cinco pessoas feridas, todas socorridas e sem risco de morte.
Leia Mais
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros prestaram os primeiros socorros e encaminharam os feridos para unidades de saúde locais. A área foi isolada, e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar os exames periciais que ajudarão a esclarecer as causas do desabamento.
A Igreja de São Francisco é um dos cartões-postais de Salvador. O edifício, construído com pedra calcária e arenito, é um importante patrimônio cultural da cidade e agora será objeto de investigação para determinar se houve falhas estruturais.
🔴⛪ URGENTE | Teto de igreja histórica desaba, mata uma pessoa e deixa outras seis feridas em Salvador
— Portal SCC10 (@portal_scc10) February 5, 2025
📷 Imagens / Redes sociais pic.twitter.com/A4SUe6TcYl
Iphan apontou falhas em igreja antes de desabamento que deixou um morto: ‘ condição ruim’
O teto da Igreja de São Francisco de Assis, a ‘igreja de ouro’, no Pelourinho, em Salvador, desabou e deixou uma pessoa morta e seis feridas, nesta quarta-feira (5). O acidente ocorreu mais de um ano após a última fiscalização realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que apontou falhas significativas na conservação do local. As informações são do portal Metrópoles.
À época, segundo os dado do Relatório de Bens Materiais do órgão, o estado de conservação do local já era considerado “ruim”. As informações foram apuradas pelo Metrópoles, por meio do Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SICG) do Iphan.
De acordo com o portal, a Igreja de São Francisco de Assis é um bem tombado, faz parte da categoria de “arquitetura religiosa” e tem natureza administrativa federal. A última fiscalização, feita no dia 6 de junho de 2023, confirmou a integridade do prédio, mas indicou falhas na conservação.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO