Segurança Compartilhar
Operação

Três são presos por suspeita de fraudes milionárias em licitações em cidade de SC

Supostas fraudes em licitações em Quilombo são alvo de operação da 5ª DECOR

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) / Reprodução
Foto: Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) / Reprodução

Três pessoas foram presas por suspeita de fraudes milionárias em licitações em Quilombo, no Oeste de Santa Catarina, nesta quinta-feira (02), durante a Operação Desvio de Rota.

A 5ª Delegacia Especializada no Combate à Corrupção (5ª DECOR/Chapecó) cumpriu nove mandados de busca e apreensão e a três mandados de prisão nos municípios de Quilombo, São Lourenço do Oeste e Pato Branco, no Paraná.

A investigação apura o aumento nas contratações do setor de obras com previsões na casa dos R$ 19 milhões, em supostas fraudes em licitação.

Operação Desvio de Rota apura fraudes em licitação

A operação Desvio de Rota é desdobramento da apuração de supostas fraudes licitatórias no setor de obras do município de Quilombo.

Outras infrações penais relacionadas, como organização criminosa, lavagem de dinheiro e advocacia administrativa também estão sendo investigadas.

Segundo a polícia, as investigações indicam que os valores previstos eram por volta de seis vezes maior que a média dos municípios semelhantes.

A investigação apura alterações para o favorecimento e ajuste prévio que levaram à violação da concorrência das licitações por empresas da região.

As empresas supostamente atuavam em conluio com ocupantes de cargos públicos para ter vantagens nas disputas.

Segundo a polícia, a justiça decretou as prisões e buscas, após representação da polícia, além de uma série de outras medidas cautelares, como bloqueios de ativos dos investigados e afastamento cautelar de duas servidoras do executivo municipal.

A operação contou com o suporte da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, com a participação da CECOR, Laboratório de Lavagem de Dinheiro e de todas as DECORs do Estado, além das DICs de Chapecó e São Lourenço do Oeste.

A operação teve colaboração do TCE/SC, MPE/SC, Poder Judiciário e Polícia Científica.

O que diz a Prefeitura de Quilombo

A Prefeitura de Quilombo informou por meio de nota que colaborou cm a entrega de documentos durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão e que não recebeu outra intimação ou notificação.

NOTA À IMPRENSA. 

O Município de Quilombo vem por meio deste esclarecer que houve o cumprimento de um mandado de busca e apreensão de documentos na Secretaria de Obras e Serviços Urbanos. Os servidores lá presentes no momento da busca colaboraram entregando todos os documentos solicitados. Além desta busca o município de Quilombo não recebeu qualquer outra intimação ou notificação, não tendo maiores informações, uma vez que se trata de processo sigiloso. Informa-se que o Ente Municipal continuará colaborando com as autoridades competentes.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.