‘Todo mundo pula’, diz piloto do balão que caiu em SC, em depoimento
O piloto comentou que o fogo se alastrou muito rápido no cesto do balão
• Atualizado
O piloto do balão que caiu em Praia Grande, no Extremo-Sul de Santa Catarina, no último sábado (21), prestou depoimento sobre o caso ainda no dia da tragédia. Entre explicações sobre o ocorrido, choro e inconformação marcaram as falas.
Leia Mais
Elves Crescêncio comentou no início do depoimento que eles iriam decolar de outro ponto, mas como havia vento nordeste ele, e outros pilotos, decidiram mudar o ponto de decolagem. “Neste ponto já tinham decolado uns 20 balões e outros 10 estavam por decolar”, afirmou o piloto.
“No meu caso tinha mais três balões, eu fui um dos últimos, com um balão que tinha 20 pessoas, mas transportava 24”, prosseguiu. Elves afirmou que a decolagem foi ‘chatinha’, pois bateu vento de um lado para o outro.
O início do incêndio
O piloto informou que dois minutos após o início do voo, ele sentiu um cheiro de queimado dentro do cesto. “Quando eu olho para baixo, a capa do tanque de gás tinha um início de incêndio. Peguei o maçarico que estava do lado e joguei para fora do cesto. Depois, comecei com o pé, tentando apagar o fogo, mas não consegui.” Na sequência, ele conta que tentou apagar o fogo com o extintor de incêndio, que não funcionou.
“O fogo se alastrou muito rápido, então afrouxei o tanque e a cinta de cima e tirei a mangueira, com tudo pegando fogo, neste momento queimei meus dedos”, disse.
O momento de desespero começou quando o tanque ficou preso no cesto: “Tentei arrancar, mas ele tem duas cintas e ficou preso embaixo.”
‘Todo mundo pula’, diz piloto em depoimento
Após o balão começar a descer, Elves orientou que todos pulassem do cesto. “A hora que o balão veio para o pouso, eu falei pro pessoal: ‘a hora que ele pousar, todo mundo pula do balão’. Eu pulei também, toda uma galera pulou, e o que aconteceu? O balão voltou a voar.”
Ele explica que isso aconteceu porque o balão ficou mais leve e acabou flutuando. “O balão decolou com as pessoas que não conseguiram pular do cesto no pouso, e aí foi horrível”, lamenta.
Questionado sobre a orientação das pessoas se abaixarem no cesto, Elves relata que não deu essa orientação, mas sim que disse para as pessoas pularem do balão, pois já estava em chamas.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO