Tiro atravessou lado esquerdo da cabeça de Mingau
Não há previsão de quando baixista do Ultraje a Rigor sairá do coma. "Só o tempo irá dizer", afirma neurocirurgião
• Atualizado
A equipe médica que acompanha Rinaldo Oliveira Amaral, o Mingau, baixista do Ultraje a Rigor, afirmou, nesta terça-feira (05), que o projétil atravessou a cabeça e atingiu o hemisfério esquerdo do cérebro do músico.
“O hemisfério esquerdo tem algumas funções, funções motoras, de linguagem, e algumas funções de visão. Nessa fase em que ele está, fica muito difícil estabelecer um prognóstico em relação à sobrevida e às possíveis sequelas neurológicas”, disse o neurocirurgião Manoel Jacobsen.
Foi a primeira entrevista dos médicos que acompanham o músico desde domingo, quando ele foi transferido de Paraty, no Rio de Janeiro, para ser operado no Hospital São Luiz, na capital paulista. Bem sucedida, a cirurgia tinha objetivo de remover todo o material estranho que pudesse infectar a região, além de coágulos que se formam no tecido atingido pela bala.
“Há um risco, Mingau continua em estado grave e a nossa batalha nesse momento é pela vida dele”, disse o médico Thiago Romano, coordenador da UTI neurológica do Hospital São Luiz.
Coma e novas cirurgias
Mingau está em coma induzido, uma estratégia para conter a pressão intracraniana. “A manutenção dele dentro de uma unidade de UTI consiste no uso de antibióticos, anticonvulsionantes e medidas pra conter o aumento da pressão dentro do crânio. Operações futuras podem ser necessárias se a pressão intracraniana aumentar muito, se houver algum coágulo, se há algum tipo de componente infeccioso que necessite alguma drenagem, isso só o tempo irá dizer”, reforçou o Dr. Manoel Jacobsen.
Não se descartam novas cirurgias, e ainda não é possível prever quando Mingau sairá do coma.”O que ele tem de favorável é que é uma pessoa rígida, bem cuidada e bem nutrida, mas só isso não basta, é necessário que o tecido cerebral reaja ao traumatismo de modo satisfatório”, concluiu o neurocirurgião.
Ainda nesta 3ª feira, a Polícia do Rio de Janeiro fez mais uma operação na comunidade da Ilha das Cobras, em Paraty, local onde Mingau foi baleado. Um homem de 18 anos foi levado à delegacia. No domingo, outro já havia sido detido e foram pedidas as prisões preventivas de mais três suspeitos, que seriam integrantes de facção criminosa que domina o tráfico de drogas na região.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO