Segurança
templates/template-single-article-texto
block/article/header
Segurança Compartilhar
Estratégias

Teve o celular roubado? Veja como se proteger

Pessoas estão comprando um celular extra somente para instalar aplicativos de banco. 

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
Teve o celular roubado? Veja como se proteger
Imagem Ilustrativa. Foto: Pexel | Banco de Imagens

A onda de furtos e roubos de celulares tem assustado a população. Em São Paulo, somente em 2021, quase 147 mil aparelhos foram levados por criminosos. Com medo de terem as contas bancárias acessadas pelas quadrilhas, muitas pessoas estão comprando um celular extra somente para instalar aplicativos de banco. 

Essa estratégia já tem impulsionado, inclusive, a venda de aparelhos. Em uma das principais marcas no Brasil, o crescimento chegou a 30% só nos 4 primeiros meses do ano. A saída tem sido ainda maior de modelos considerados intermediários.

“A gente percebeu um aumento desses clientes solicitando esse tipo de produto para se usar em casa, e citando exatamente essa insegurança de sair às ruas com smartphone contendo os aplicativos mais sensíveis, não só de bancos, mas também com informações, documentos e todos os outros”, relata o diretor da Xiaomi no país, Luciano Barbosa.

Para quem optar por essa alternativa, a recomendação é que, caso a pessoa tenha mais de uma conta bancária, escolha aquela em que tem menos dinheiro para ter o aplicativo com o qual sai à rua. Funciona como o antigo dinheiro bandido.

Agora, na impossibilidade de ter dois aparelhos, recomenda-se baixar um aplicativo que esconda o dos bancos. No caso do sistema Android, o “Hidder App” é um deles. “Ele vai criar um ícone fake dentro do seu aplicativo. Você pode colocar esse ícone da forma que você quiser, como uma calculadora, e quando você abre ele, abre os aplicativos que estão ali dentro”, explica o especialista em segurança cibernética.

Já no iphone, é possível remover o ícone do aplicativo da tela inicial. Além disso, configurar a biometria para os aplicativos de transações financeiras é um reforço na segurança.

>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Entre no grupo do SCC10 e receba as principais notícias da sua região pelo WhatsApp

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp

block/article/query-columnist
publicidade
publicidade
block/article/social-network
block/general/block-plus-news

Veja mais